O foguete russo Soyuz 2.1a decolou com sucesso do Baikonur Cosmodrome, no Cazaquistão, entregando uma carga de e de vida para os Tripulantes da Estação Espacial Internacional (ISS).
O foguete, carregando uma cápsula cargueira Progress MS-13, foi lançado na última sexta-feira (06/12), após verificações completas no motor e nos aviônicos. A agência espacial russa Roscosmos filmou o lançamento da missão, que deve entregar combustível, comida e água à ISS.
Aproximadamente meia hora após a decolagem, o terceiro estágio se separou do resto do foguete, com a nave Progress continuando sua viagem para a Estação Espacial. Espera-se que atracar na ISS ainda nesta segunda-feira, de acordo com autoridades da Roscosmos.
Na última ocasião de setembro, uma cápsula tripulada, juntamente com a Soyuz, decolou do famoso Cosmódromo de Baikonur com uma tripulação de três pessoas a bordo. O trio incluía dois membros da Expedição 61 da ISS, Oleg Skripochka e Jessica Meir, além do primeiro astronauta dos Emirados, Hazza Al Mansouri.
#Видео пуска ракеты-носителя «Союз-2.1а» с грузовым кораблем #ПрогрессМС13. Вид с нескольких ракурсов pic.twitter.com/fjsBDKJJ5L
— РОСКОСМОС (@roscosmos) 6 de dezembro de 2019
Via – RT