A companhia aérea de cargas internacionais, a Atlas Air, anuncia no último dia 19 que firmou uma parceria com o Spartan Education Group para criar a Atlas Cadet Academy em uma instalação dedicada em West Chicago, Illinois.
O programa de treinamento é idealizado para formar pilotos com foco na frota de Boeing 747, 767 e 777, que atualmente são os modelos operados pela Atlas, sendo complementado por matérias sobre o transporte de cargas aéreas. O currículo de treinamento também se concentra em instruções personalizadas dedicadas à cultura corporativa da Atlas. As informações complementares podem ser adas aqui.
A companhia acredita que é o único programa formado para se especializar em operações de carga.
A iniciativa para formação de novos pilotos parte da dificuldade de se encontrar novos profissionais para trabalhar na companhia. A Atlas Air até abre frequentemente processos seletivos para pilotos expatriados.
Inclusive, podemos notar que as companhias aéreas estão cada vez mais criando academias de pilotos por conta da mesma dificuldade, mundo a fora, como a Atlas Air. “[…] As razões para o grupo de talentos cada vez menores incluem menos pilotos[…], mais missões sendo realizadas por drones, a despesa de ganhar uma licença de piloto e um estilo de vida que não atrai muitos jovens…”, disse Kit Darby, consultor de aviação especializado em desenvolvimento piloto.
Além do custo para uma licença de piloto comercial, os que se dedicam a voar cargas internacionais podem ficar longe de casa por uma semana ou duas.
“Sempre que você está trabalhando com jovens, é uma venda muito difícil. Eles não sabem o que querem fazer, mesmo que esses trabalhos sejam excelentes, quase como nenhum outro nos dias de hoje”, disse Darby.
Em fevereiro de 2022, a United Airlines abriu uma academia de pilotos no Aeroporto Phoenix Goodyear, com o objetivo de treinar 5.000 pilotos até 2030, incluindo mais candidatos minoritários. É a única academia de voo operada por uma grande companhia aérea dos EUA. A maioria das academias de companhias aéreas é afiliada a escolas de voo independentes. O Spartan College também fornece um programa de academia para a American Airlines que é estruturado de maneira diferente dos da Atlas Air.
Leia também:
- Empresa brasileira desenvolve projeto hipersônico da Força Aérea Brasileira
- Embraer abre inscrições para mestrado em engenharia aeronáutica
- FAA emite nova diretriz para o Boeing 787 após relatos de falhas nos assentos dos pilotos