A companhia norte-americana de carga Atlas Air garantiu três cargueiros Boeing 747-8 através de um contrato de arrendamento financeiro de longo prazo com a BOC Aviation. Em 22 de agosto de 2024, a Atlas Air Worldwide informou que o contrato foi uma resposta à “forte demanda global por capacidade de transporte aéreo de fuselagem larga”, impulsionada pela expansão do comércio eletrônico.
“A Atlas é a maior operadora mundial de cargueiros 747, e estamos entusiasmados em expandir nossa frota widebody com esses três 747-8Fs, seguindo os quatro 747-400Fs que adquirimos e colocamos com clientes sob acordos de longo prazo no início deste ano”, disse Michael Steen, CEO da Atlas Air Worldwide. “Nosso crescimento neste tipo de aeronave ressalta o comprometimento da Atlas com a plataforma de cargueiros 747 e o valor que ela fornece aos nossos clientes, incluindo capacidade de carga útil significativa e capacidade única de carregamento de nariz.”
Projetado exclusivamente como cargueiro, o 747-8F não é uma conversão de jato de ageiros. Seu nariz distintivo, que abre e fecha para facilitar o carregamento, o torna reconhecível instantaneamente em aeroportos globais.
A Atlas Air Worldwide anunciou, em janeiro de 2024, que havia recebido um quarto Boeing 777 cargueiro, que será operado em nome do cliente MSC Mediterranean Shipping Company. Em julho deste ano, a BOC Aviation informou sobre um acordo firmado com a Air Canada para a entrega de oito novas aeronaves Boeing 737 MAX 8.
Os três cargueiros Boeing 747 da Atlas devem iniciar operações no mês que vem, reforçando uma frota composta por 17 747-8Fs, 39 747-400Fs, cinco 747-400s de ageiros e quatro LCFs.
Leia também: