A ATR e a TARMAC Aerosave anunciaram o fortalecimento de sua parceria para aprimorar ainda mais o desmantelamento e a reciclagem de aeronaves ATR em fim de vida. O acordo prevê a reciclagem contínua de ATRs usados, com até 12 aeronaves a serem recicladas nos próximos anos como parte da parceria.
Três aeronaves ATR foram recicladas pela TARMAC Aerosave em 2023, e 85,5% das peças foram reutilizadas ou recicladas, contra 85% anteriormente. Este ano, quatro aeronaves ATR serão desmontadas pela TARMAC Aerosave, e ambas as empresas estão unindo esforços para identificar novos processos de reciclagem para aumentar o número de peças recicláveis no futuro.
Todas as peças reutilizáveis da fuselagem e OEM serão inspecionadas, reparadas e certificadas de acordo com os padrões de aeronavegabilidade Formulário 1 da EASA antes de entrar nos armazéns de peças de reposição da ATR. As peças inutilizáveis serão desmontadas para a reciclagem de suas matérias-primas.
Em 2017, a ATR foi um dos primeiros fabricantes a lançar um projeto de descomissionamento, com o objetivo de gerir todo o ciclo de vida dos seus produtos: do desenvolvimento à produção, incluindo e em serviço e reciclagem. Esta iniciativa permitiu à ATR contribuir para a economia circular através da criação de uma loja própria de peças sobressalentes recertificadas provenientes do desmantelamento de aeronaves.
Leia também: