Aumento de taxas aeroportuárias na Alemanha preocupa CEO da Lufthansa

Aumento de taxas aeroportuárias na Alemanha preocupa CEO da Lufthansa

Carsten Spohr, CEO da Lufthansa, expressou sua preocupação com o futuro das viagens aéreas na Alemanha, mencionando que o aumento das taxas de aeroportos e as novas regulamentações estão forçando as companhias a cancelarem rotas. Ele acredita que essa tendência poderá prejudicar o setor, dificultando a manutenção de conexões de voo significativas.

PUBLICIDADE

Na entrevista ao Bild am Sonntag em 13 de outubro de 2024, Spohr observou que os cancelamentos e reduções de rotas da Lufthansa decorrem das altas taxas governamentais, que prejudicam a competitividade dos aeroportos alemães em relação aos europeus.

A Associação Federal da Indústria de Aviação Alemã endossa essa opinião, destacando que as taxas na Alemanha são consideravelmente superiores. Por exemplo, para voos de médio curso, os impostos totalizam cerca de € 30 por ageiro, encarecendo os custos para as companhias aéreas.

“Estou muito preocupado com a conectividade dos nossos locais de negócios. O aumento extremo nos custos estatais para o tráfego aéreo está levando a um declínio ainda maior nos serviços. Mais e mais companhias aéreas estão evitando aeroportos alemães ou cancelando conexões importantes”, disse o CEO da Lufthansa.

Spohr também afirmou que regulamentações nacionais futuras, como a cota de mistura para e-fuels, estão sendo projetadas para os próximos anos, mesmo que esses combustíveis ainda não sejam amplamente utilizados.

Ele afirmou que essa situação está levando a uma diminuição na qualidade das conexões de voo nas principais regiões econômicas, em comparação aos padrões globais. Seus comentários surgem em um contexto onde várias companhias aéreas, incluindo a Eurowings e a Ryanair, anunciaram cortes significativos em suas operações na Alemanha devido ao aumento de custos operacionais.

Leia também: 

PUBLICIDADE

x