window.dataLayer = window.dataLayer || [];function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag("set","linker",{"domains":["aeroflap-br.diariodoriogrande.com"]}); gtag("js", new Date()); gtag("set", "developer_id.dZTNiMT", true); gtag("config", "GT-KF6CTPP"); window._googlesitekit = window._googlesitekit || {}; window._googlesitekit.throttledEvents = []; window._googlesitekit.gtagEvent = (name, data) => { var key = JSON.stringify( { name, data } ); if ( !! window._googlesitekit.throttledEvents[ key ] ) { return; } window._googlesitekit.throttledEvents[ key ] = true; setTimeout( () => { delete window._googlesitekit.throttledEvents[ key ]; }, 5 ); gtag( "event", name, { ...data, event_source: "site-kit" } ); }; window.googletag = window.googletag || {cmd: []}; googletag.cmd.push(function() { googletag.defineSlot('/22856830609/desktop-rodape', [728, 90], 'div-gpt-ad-1747357644543-0').addService(googletag.pubads()); googletag.defineSlot('/22856830609/mobile-rodape', [320, 100], 'div-gpt-ad-1747357759135-0').addService(googletag.pubads()); googletag.pubads().enableSingleRequest(); // googletag.pubads().collapseEmptyDivs(); googletag.enableServices(); });
 

Austrália aposenta 40 helicópteros NH-90 precocemente

NH90 MRH-90 Austrália helicóptero

O Ministério da Defesa da Austrália decidiu aposentar em definitivo sua frota de 40 helicópteros médios NH-90 antes da data prevista. As aeronaves, localmente chamadas de MRH-90 Taipan, dariam baixa em dezembro de 2024, mas um acidente recente fez o governo antecipar a decisão. 

PUBLICIDADE

As aeronaves estavam aterradas desde julho, após um acidente ter matado quatro militares. “O anúncio de hoje não pressupõe nem sugere de forma alguma o resultado das investigações sobre o trágico incidente”, disse o ministro da Defesa, Richard Marles, no comunicado anunciado a baixa dos helicópteros. 

Adquiridos inicialmente em 2004 através de um contrato contemplando 12 helicópteros, os NH-90 australianos se tornaram fonte de problemas e motivo de polêmicas. Projeto da Fokker, Airbus e Agusta (atual Leonardo), o NH-90 sofreu uma série de atrasos e apresentou baixos índices de disponibilidade. 

Helicópteros NH-90 do Exército e Marinha da Austrália estavam parados desde julho e  não voltarão a voar. Foto: Ministério da Defesa da Austrália.
Helicópteros NH-90 do Exército e Marinha da Austrália estavam parados desde julho e não voltarão a voar. Foto: Ministério da Defesa da Austrália.

No caso da Austrália, a aeronave só recebeu o certificado de operação definitivo em 2019, cinco anos após o inicialmente previsto. Além disso, as primeiras aeronaves entregues em 2007 sequer atingiram os marcos operacionais estabelecidos pelos militares, forçando intervenções e reprojetos. Os problemas com os Taipan também forçaram a prorrogação do serviço dos S-70 Black Hawk, que seriam substituídos pelos NH-90. 

Após tantos problemas e atrasos, em 2021 o governo optou por aposentar precocemente os NRH-90 no final de 2024. No lugar do Taipan, voltaram os Black Hawk. Um acidente fatal em julho de 2023 forçou o aterramento da frota de helicópteros do Exército e Marinha para investigação. Já tendo comprado os Black Hawk, o Ministério da Defesa Australiano encerrou a carreira do NH-90 no país.

“Os primeiros dos 40 Black Hawks que substituirão o MRH-90 chegaram e já estão voando na Austrália. Estamos focados em ver sua introdução ao serviço o mais rápido possível”, afirmou o ministro. 

Helicóptero S-70 Black Hawk do Exército Australiano. Foto: Ministério da Defesa da Austrália.
Helicóptero S-70 Black Hawk do Exército Australiano. Foto: Ministério da Defesa da Austrália.

Problemas na Europa

Essa não é a primeira vez que o NH-90 é aposentado antes do previsto. Seguindo uma série de insatisfações com o modelo e o e prestado pelas fabricantes, a Noruega anunciou em junho de 2022 que estava dando baixa nos seus próprios NH-90, e ainda exigindo um reembolso de US$ 500 milhões.

“É uma decisão séria, mas não importa quantas horas o pessoal trabalhe e não importa quantas peças solicitamos, o NH90 não será capaz de atender às necessidades das forças armadas”, disse o ministro da defesa da Noruega, Bjørn Arild Gram, afirmando que o modelo ava mais tempo em manutenção do que voando.

PUBLICIDADE

Austrália e Noruega não foram as únicas a terem problemas com o helicóptero do consórcio NHIndustries. Embora ainda opere o NH-90, no ano ado a Suécia tornou-se o terceiro país a desistir do modelo, também selecionando o Black Hawk como substituto. 

Mesmo com três desistências, o NH-90 permanece em serviço em outras 12 nações. 

Com informações via Reuters

PUBLICIDADE

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Austrália, NH-90, usaexport