Os Ministérios da Defesa da Holanda e Áustria am no dia 19/04 um memorando de entendimento (MoU) para a cooperação na compra de até nove cargueiros Embraer KC-390 Millennium.
Conforme estipulado no documento de 39 páginas, a compra das aeronaves será coordenada pela Holanda e os dois países vão estudar maneiras de cooperar na aquisição, e e atividades de treinamento com o C-390. Cinco aviões serão destinados à Força Aérea Real Holandesa e os quatro restantes serão entregues à Áustria.
“Este acordo marca um momento crucial na nossa estratégia de defesa nacional, fortalecendo as nossas capacidades militares e melhorando a nossa colaboração internacional com os Países Baixos”, enfatizou um porta-voz do Ministério da Defesa Austríaco.

Desenvolvido pela Embraer em parceria com a Força Aérea Brasileira, o KC/C-390 Millennium foi selecionado pela Holanda em 2022 para substituir os antigos C-130 Hércules. Em setembro de 2023 a Áustria também escolheu o cargueiro multimissão brasileiro para tomar o lugar dos seus C-130.
Embora Amsterdã tenha escolhido o jato da Embraer e tenha assinado o acordo com Áustria, o portal Aviation Week observa que o país ainda não realizou a formal para a compra dos C-390. O site diz que a razão para isso é que os Países Baixos não formaram um novo governo desde as eleições realizadas em Novembro ado, o que abrandou a aquisição. Por outro lado, autoridades de defesa austríacas dizem que os primeiros C-390 do país poderão ser entregues já em 2027.
Inicialmente adquirido pela FAB – que fez um pedido para 28 aviões, mias tarde reduzido para 19 – o C-390 também foi selecionado por Portugal, Hungria, República Tcheca e Coreia do Sul. A Embraer também negocia a venda do jato para a Suécia, Índia, Arábia Saudita e outros países.