Na última quinta-feira (30), um Boeing 787-8 Dreamliner da Avianca precisou fazer um pouso não programado após a aeronave acusar uma pane em um dos motores por conta de um vazamento de óleo.
Diante do problema durante o voo transatlântico entre Madri e Bogotá (AV11), a tripulação desligou um dos motores conforme recomendação do manual da aeronave e deu meia-volta para pousar no Aeroporto de Santa Maria (SMA), localizado nos Açores, um território autônomo de Portugal.
A aeronave operou com apenas um motor por quase duas horas e se encontra no local até o momento, enquanto uma equipe de mecânicos da companhia estão realizando os devidos reparos. Outro Boeing 787 esteve no local para trazer uma equipe de mecânicos e levar os 235 ageiros até Bogotá.

Chama a atenção a capacidade do Aeroporto de Santa Maria para receber aeronaves de grande porte, a exemplo do Boeing 787 da Avianca, tornando-se um importante aeroporto para pousos não programados.
“O voo AV11 Madrid-Bogotá, operado em um Boeing 787 com registro N780AV, desviou para o Aeroporto de Santa María, localizado nos Açores, Portugal, após apresentar uma indicação técnica. O avião aterrissou às 20h11, hora local, com seus 235 ageiros e tripulantes sem incidentes. Para transferir os ageiros para Bogotá, a Avianca disponibilizará uma operação adicional, a qual será confirmada nas próximas horas“, anunciou a Avianca em nota.
Leia também:
- Após acidente, Japão pede que os EUA suspendam voos do V-22 no país
- Aeroporto de Salvador reforça agenda da diversidade no mês da Consciência Negra
- Helicóptero bimotor realiza voo com combustível sustentável