Avião da Jeju Air sai da pista e explode na Coreia do Sul

por Aeroflap

Jeju Air Boeing 737 acidente Coreia do Sul

Um Boeing 737-800 da Jeju Air voando de Bangkok capital da Tailândia, transportando 181 pessoas, 175 ageiros e 6 tripulantes saiu da pista e colidiu no Aeroporto Internacional de Muan, no sudoeste da Coreia do Sul.

PUBLICIDADE

Imagens do acidente de domingo transmitidas por vários meios de comunicação sul-coreanos mostraram o avião deslizando de barriga em alta velocidade, atingindo um aterro de terra e explodindo em uma bola de fogo.

Um mau funcionamento do trem de pouso teria ocasionado o acidente. Bombeiros também suspeitam de uma colisão com pássaros. Mas nada faz sentido já que o trem de pouso tem mecanismo de acionamento manual por gravidade, mesmo se os sistemas hidráulicos ou elétricos falharem. Somente as investigações irão elucidar o acidente.

O Corpo de Bombeiros local confirmou que pelo menos 179 pessoas morreram, duas pessoas membros da tripulação foram resgatadas com vida dos destroços e levadas ao hospital.

Jeju Air Boeing 737 acidente Coreia do Sul
Fotografia: YONHAP/AFP/Getty Images

 

O Ministério de Território, Infraestrutura e Transportes Terrestres disse que já recuperou os gravadores de voo e de voz dos destroços, o que ajudará na investigação sobre o que causou o acidente. Uma das duas caixas-pretas recuperadas sofreu danos parciais, relata a agência de notícias Yonhap na Coreia do Sul.

Os danos provavelmente atrasarão a análise para identificar a causa do acidente, disseram autoridades do Ministério. “Decodificar o FDR sozinho pode levar cerca de um mês”, acrescentou o funcionário.

“Se tivermos dificuldade para decodificá-lo aqui, então talvez tenhamos que enviá-lo ao NTSB”, disse o segundo oficial. “Eles têm casos do mundo todo para analisar, então pode levar um bom tempo.”

PUBLICIDADE

A Jeju Air se recusou a comentar a causa do acidente durante as coletivas de imprensa, dizendo que uma investigação está em andamento. Sob as regras globais de aviação, a Coreia do Sul liderará uma investigação civil sobre o acidente e envolverá automaticamente o National Transportation Safety Board nos EUA, onde o avião foi projetado e construído.

Em um comunicado, a Boeing disse: “Estamos em contato com a Jeju Air em relação ao voo 2216 e estamos prontos para apoiá-los. Estendemos nossas mais profundas condolências às famílias que perderam entes queridos, e nossos pensamentos permanecem com os ageiros e a tripulação.”