Avião da Ural Airlines atolado na Rússia começa a ser desmontado

Ural Airlines Airbus A320 campo atolado Rússia desmontado

A companha aérea de bandeira russa Ural Airlines anunciou o início da desmontagem do seu Airbus A320 que estava preso em um campo aberto após um pouso forçado no dia 12 de setembro de 2023. O avião estava com 167 pessoas a bordo, sendo 23 crianças e 6 tripulantes.

A aeronave, um Airbus A320 de registro RA-73805, realizou um pouso de emergência após a aeronave não possuir condições seguras de aterrissagem no Aeroporto de Novosibirsk (OVB).

PUBLICIDADE

A decisão para o pouso forçado ocorreu após a tripulação constatar que não havia combustível suficiente para o aeroporto de Novosibirsk. Toda a tripulação acabou afastada durante o andamento das investigações.

Apesar do pouso de emergência bem-sucedido, o destino do A320 ficou indefinido por meses. Inicialmente, cogitou-se que a Ural deporia retirar a aeronave construindo uma pista improvisada, entretanto, a companhia decidiu por desmontar a aeronave somente em janeiro deste ano, quatro meses após o ocorrido.

Com a decisão de desmontar a aeronave, a Ural disse que o processo ocorrerá por etapas, bem como avaliou as peças que ainda podem ser retiradas para uso.

As peças da aeronave que estão em condições de voar foram identificadas. Elas serão testadas novamente antes de serem reutilizadas para o propósito pretendido. Os elementos da aeronave que foram danificados serão reparados. A companhia aérea planeja concluir o trabalho de desmontagem da aeronave até dezembro de 2024”, disse a Ural Airlines em um comunicado publicado no Portal Aero Time.

 

 

No dia 11 de abril de 2024, a Agência Federal Russa de Transporte Aéreo (Rosaviatsiya), publicou um relatório investigativo sobre o ocorrido e apontou que o acidente ocorreu por múltiplos fatores envolvendo o sistema hidráulico e erros da tripulação.

A Ural Airlines negou que as falhas no Airbus A320 ocorreram em decorrência das peças sobressalentes em razão das sanções sofridas pela Rússia. A aeronave de matrícula RA-73805 foi entregue originalmente para a Air Arabia em 2004, reada em 2011 para Air Arabia Maroc, fazendo parte da Ural Airlines somente em 2013.

 

Leia também: 

PUBLICIDADE

 

Com informações: Aero Time

Gabriel Benevides

Autor: Gabriel Benevides

Redator Contato: gabriel.benevides@aeroflap.com.br

Categorias: Notícias

Tags: A320, Airbus, Incidente, Rússia, Ural Airlines

Sair da versão mobile