Neste domingo (05/05) um Sukhoi SSJ100 da Aeroflot pousou em chamas durante um pouso de emergência no Aeroporto Moscou Sheremetyevo, na Rússia.
A aeronave estava cumprindo o voo doméstico 1493, do Aeroporto Internacional de Sheremetyevo para o Aeroporto de Murmansk, levando seis tripulantes e 73 ageiros.
Agências de notícias russas afirmam que a aeronave recebeu uma descarga elétrica, enquanto estava a aproximadamente 10000 pés, logo após a decolagem.
A descarga elétrica, provavelmente causada por um raio, afetou o sistema elétrico da aeronave, os pilotos perderam a comunicação via rádio com a torre de controle, e o avião prosseguiu para um pouso de emergência informando sua condição através do transponder.
Durante o pouso a aeronave colidiu com o pavimento da pista de pouso, gerando de imediato uma pequena explosão. O vídeo abaixo mostra o momento exato, captado por uma câmera do aeroporto.
Visualizar esta foto no Instagram.
Cerca de 41 mortes foram confirmadas, até o início da noite deste domingo, e outros 10 ageiros estão sendo atendidos por hospitais locais. A evacuação da aeronave foi realizada através das duas portas dianteiras, já os tripulantes saíram da aeronave pela janela do cockpit.
Relatos de ageiros apontam que a evacuação foi atrasada, visto que algumas pessoas optaram por pegar suas bagagens de mão, nos compartimentos acima dos assentos, algo totalmente proibido em situações de emergência.
O Ministério Público Inter-regional de Transportes de Moscou abriu uma investigação sobre o pouso de emergência em Moscou Sheremetyevo.
A aeronave envolvida, de matrícula RA-89098, fez seu primeiro voo em junho de 2017, e tinha menos de dois anos de uso na frota da companhia aérea russa Aeroflot, que apoia o projeto da estatal russa Sukhoi.
É possível observar que o Sukhoi SSJ100 ficou totalmente destruído na parte traseira, após o incêndio ser extinto. Os bombeiros do aeroporto demoraram cerca de 45 minutos para extinguir as chamas.
O portal Aeroflap publicou uma série de três vídeos, disponíveis abaixo, mostrando o momento do pouso e da evacuação da aeronave.
Visualizar esta foto no Instagram.