A Azul Linhas Aéreas segue com seu planejamento de renovação de frota, e agora devolveu mais um Embraer 195 de primeira geração. A aeronave em questão é o de matrícula PR-AYU, o mesmo que até algum tempo atrás ostentava a pintura do capacete do piloto brasileiro Ayrton Senna.
O Embraer 195 de matrícula PR-AYU foi recebido pela Azul originalmente em junho de 2011 com o nome de batismo de ‘Florescer Azul’. Em 2014, quando completou-se 20 anos da morte de Ayrton Senna, a companhia fez uma pintura em homenagem ao ídolo brasileiro e da Fórmula 1.
O PR-AYU então recebeu o nome de batismo de #Sennasempre e uma pintura do capacete do ídolo do automobilismo mundial Ayrton Senna. A pintura foi idealizada por Gianfranco Beting que a época era Diretor de Marketing da Azul, o ‘Panda’ também é o idealizador de diversas pinturas especiais da empresa.
Em 2019, o jato foi devolvido ao lessor em razão da Azul não ter renovado o contrato para manter a operação do avião. Mas em 2021, o Embraer 195 ainda com a pintura do capacete do Senna, voltaria ao Brasil para operar pela empresa.
Com a recente conversão de jatos da Embraer para cargueiros, havia uma expectativa de que a aeronave pudesse ser utilizada para o transporte de cargas, entretanto voltou a voar com ageiros no começo de 2022 e já sem a pintura em homenagem ao Ayrton Senna.
Veja também:
- Com clássico Boeing 737, Presidente da Argentina visita o Brasil
- Azul é a única empresa a operar voos diretos entre Rio de Janeiro e Campina Grande, na Paraíba
- O sistema de guerra eletrônica de última geração do Gripen E
Agora com as recentes aeronaves da geração E2 sendo entregues, a Azul deu continuidade ao processo de renovação de sua frota por aeronaves mais novas e eficientes. O PR-AYU foi novamente devolvido, iniciando seu voo de devolução da Azul no último dia 3 de maio.
É possível que o jato esteja entre os doze E195 que deverão sair da frota até o final de 2023, a Azul anunciou a retirada dessas aeronaves em setembro do ano ado, visando o recebimento de mais jatos E2.