BAE Systems atualizará computadores de controle de voo dos F-15EX e F/A-18E/F

BAE Systems atualizará computadores de controle de voo dos F-15EX e F/A-18E/F

A BAE Systems recebeu um contrato para atualizar os computadores de controle de voo (FCC) fly-by-wire (FBW) dos jatos F-15EX Eagle II e F/A-18E/F Super Hornet. Esses modelos são as variantes mais recentes e provavelmente finais de suas respectivas famílias de jatos.

PUBLICIDADE

Enquanto os primeiros F-15EXs estão sendo entregues, o pedido final para o Super Hornet foi realizado. A atualização dos computadores de bordo destaca como os jatos de caça modernos se tornam cada vez mais sofisticados, funcionando como supercomputadores em voo.

A BAE Systems anunciou em 20 de agosto que fornecerá uma atualização tecnológica para os jatos F-15EX e F/A-18 Super Hornet. A atualização tem como objetivo melhorar o poder de processamento e o desempenho das aeronaves. A empresa também observou que os computadores de controle de voo das duas aeronaves utilizam uma eletrônica de núcleo comum.

“Como fabricante original dos FCCs para ambas as aeronaves, a BAE Systems modernizará o hardware e o software eletrônico do FCC para aumentar o poder de processamento, aprimorar a segurança cibernética e de produtos, abordar problemas de obsolescência e dar e à sustentabilidade no futuro.” – BAE Systems

Esses computadores gerenciam eficientemente o voo da aeronave ao processar as entradas do piloto e monitorar as condições de movimento em tempo real. Eles comandam os atuadores das superfícies de controle, facilitando para que os pilotos se concentrem mais na missão do que na operação da aeronave.

A BAE Systems, uma das principais fornecedoras do Eurofighter Typhoon, também é uma das principais contratantes do projeto de sexta geração BAE Tempest, parte do Global Combat Aircraft Programme (GCAP). O Tempest está sendo desenvolvido em parceria com a Mitsubishi japonesa e a italiana Leonardo, com previsão de entrada em serviço para 2035.

A Boeing é a principal contratante para o Strike Eagle II e o Super Hornet, mas a fabricação dos computadores de controle de voo (FCC) é responsabilidade da BAE Systems. Embora a BAE não fabrique aeronaves para a Força Aérea e Marinha dos EUA, suas tecnologias são integradas em muitos modelos, incluindo o F-35, onde é um fornecedor chave.

Leia também: 

PUBLICIDADE