A companhia canadense Dart Aerospace recebeu um Certificado de Tipo Suplementar (STC) da Federal Aviation istration (FAA) para uso do sistema SkyCannon no Sikorsky Black Hawk. Agora, o UH-60 poderá usar o equipamento desenvolvido para combater incêndios em arranha-céus.
“Este sistema revolucionário de combate a incêndios eleva o padrão dos esforços de combate a incêndios urbanos e solidifica a posição de liderança da DART no mercado de equipamentos de combate a incêndios aéreos”, disse Steve Ghaleb, vice-presidente de Operações Comerciais da DART.
“Embora originalmente solicitado por um cliente asiático para esforços de combate a incêndios em densos centros de cidades, operadores de outros tipos de aeronaves começaram a perguntar sobre isso. É nossa missão atender às necessidades de nossos clientes e temos o prazer de agora oferecer o SkyCannon® no UH-60/S-70 em resposta direta a uma solicitação específica do cliente.”
O SkyCannon foi projetado para permitir o combate a incêndios nos andares mais altos de arranha-céus. Um DART Fire Attack Tank, um tanque com capacidade para 3217 litros, é instalado na cabine do Black Hawk. O SkyCannon é instalado no lado direito da fuselagem. Trata-se de uma lança que se estende 1 metro além do diâmetro do rotor, que dispara um jato de água pressurizado.
O Black Hawk também recebe uma câmera infravermelha e um equipamento de medição de distância para combater o fogo com precisão. Todo o sistema pode ser instalado e retirado do helicóptero em apenas 30 minutos. O tanque pode ser reabastecido a partir de qualquer corpo d’água através de um snorkel, similar ao S-70 Firehawk, versão de combate a incêndios florestais.
Veja mais: S-70 Firehawk: o Black Hawk bombeiro
A certificação também torna o Black Hawk a terceira aeronave de asas rotativas capaz de operar o SkyCannon. O equipamento já era usado no Airbus H225 Super Puma e no Avicopter AC313.

A DART trabalhou em estreita colaboração com a Skydance Helicopters sediada em Nevada para testar em voo e certificar o SkyCannon no Black Hawk. “Na Skydance, frequentemente estamos no auge da temporada de incêndios em todo o oeste, então ficamos entusiasmados em trabalhar com a DART na expansão do sistema SkyCannon”, disse a presidente da Skydance, Peggy Cain.
“Ficamos muito impressionados. Este sistema tem o potencial de causar um impacto considerável no mercado de combate a incêndios e para outros operadores de combate a incêndios na indústria de helicópteros.”
Via Dart Aerospace