A Blackhawk Aerospace concluiu com sucesso os testes de voo da linha de base para seu programa TBM 700 Series Supplemental Type Certificate (STC), marcando um marco importante com o primeiro voo do TBM 700 equipado com o motor Pratt & Whitney Canada PT6A-66D de maior potência.
Na sexta-feira, 20 de setembro, a aeronave de teste, TBM N590JL (S/N 306), concluiu seu voo inaugural com o motor recém-instalado de maior potência. A potência equivalente do eixo (ESHP) aumentou de 1.583 para 1.825 no PT6A-66D. O primeiro voo do TBM atualizado seguiu as execuções iniciais do motor em 13 de setembro, que verificaram os principais objetivos, incluindo verificações de vazamento e montagem do motor.
Potência e desempenho aprimorados
O motor PT6A-66D fornece até 850 cavalos de potência (SHP) para subida e cruzeiro, aumentando significativamente as capacidades do TBM 700 ao equipar a aeronave com a condição “modo 850”. No primeiro voo, a aeronave atingiu velocidades e altitudes mais altas do que os modelos anteriores, validando o desempenho aprimorado do motor usando os componentes certificados existentes. Os voos de teste em andamento, em colaboração com a Pratt & Whitney Canada, Hartzell Propeller e MT Propeller, refinarão ainda mais as métricas de desempenho.
Próximos os
O programa prosseguirá com testes de desempenho detalhados, incluindo avaliações específicas de entrada e hélice, para finalizar o STC. A Blackhawk prevê receber o STC aprovado pela FAA no segundo trimestre de 2025. A Blackhawk recebeu vários depósitos garantindo posições de entrega e continua aceitando depósitos para entregas em 2025 e 2026.
Leia também:
- Avião presidencial com Lula tem problemas no motor após decolagem no México
- LATAM contará com voos operados pelo Airbus A330 da Wamos Air
- Pratt & Whitney inaugura sua maior fábrica de motores militares em Oklahoma City