Milhares de cidadãos afegãos estão desesperados para deixar Cabul, a capital do Afeganistão depois que o Talibã assumiu o controle da cidade. Os cidadãos podem deixar o país somente por via aérea, milhares de pessoas estão inclusive na pista de pousos e decolagens tentando alguma maneira de fugir.
Ainda na noite de ontem (15), um Boeing C-17 foi enviado pelos Estados Unidos para fornecer ajuda e transportar diversos cidadãos em busca de sobreviver em meio ao caos enfrentado por Cabul. Cerca de 800 pessoas embarcaram no avião militar norte-americano, o destino ainda é desconhecido já que o Catar recusou receber a aeronave.
A Turkish Airlines também enviou uma aeronave para ajudar no transporte dos cidadãos afegãos para fora do país, um Boeing 777-300ER foi escalado para realizar o voo TK707. Até o momento não se sabe quantas pessoas estão a bordo da aeronave, mas após algumas tentativas o Boeing 777 levantou voo para Istambul.
Scenes at Kabul International Airport this morning. Probable reason why @TurkishAirlines B777-300ER from Kabul to Istanbul couldn’t depart out of the airport. Video source unknown.#aerowanderer #aviation #Kabul #kabulairport #Afghanishtan #turkishairlines pic.twitter.com/I9QRdhmGdd
— Aerowanderer (@aerowanderer) August 16, 2021
Em meio ao desespero, os cidadãos acabaram entrando na área restrita do Aeroporto Internacional de Cabul, colocando em risco suas vidas, algumas pessoas acabaram perdendo suas vidas. Devido ao tumulto e também o risco com as operações aéreas, algumas tiveram suas vidas encerradas enquanto buscavam fugir e sobreviver aos conflitos.
Procurando conter e controlar a situação para que todos sejam ajudados, o Exército americano enviou tropas e Helicópteros Apache AH-64 para ajudar no controle de todos que estão dentro do Aeroporto.
It is chaos at Kabul airport. Planes are taking off and landing and people are running across the runway. pic.twitter.com/kKrg667AQB
— Sowaibah Hanifie (@SowaibahH) August 16, 2021
#Afghanistan: Things are so out of control at Kabul airport that two apaches are clearing the runway. pic.twitter.com/lQGwNSyXaA
PUBLICIDADE — Ahmer Khan (@ahmermkhan) August 16, 2021
https://www.instagram.com/p/CSoigZDF82T/?utm_medium=copy_link
Espaço aéreo ‘descontrolado’
Os voos comerciais foram todos afetados, a Air India que tem uma frequência diária para Cabul, cancelou seu voo instantes antes da partida. A Autoridade de Aviação Civil do Afeganistão emitiu um NOTAM informando que todas as aeronaves devem evitar o espaço aéreo do país, pois estavam sem controle de todas as operações, consequentemente sem poder fornecer auxilio no controle de trafego aéreo.
Ainda na noite de ontem (15), um voo da Air India decolou de Cabul com cerca de 129 pessoas a bordo.
“Gostaríamos de informar que nossos pilotos estão prontos para operar Voos de Evacuação a serviço de nosso país. Nossos pilotos estão prontos e dispostos a ir além para evacuar nossos índios. Sendo uma união patriótica e responsável, a IA estenderia total apoio e cooperação para evacuar as preciosas vidas do povo de nosso país do Afeganistão. Você pode contar conosco.” Disse T Praveen Keerthi, secretário da Associação de Pilotos.
Um Airbus A340 da companhia Kam Air, foi totalmente envolvido por pessoas que estavam tentando embarcar para sair do país. Diversas pessoas conseguiram subir na aeronave, porém o A340 não estava preparado para realizar voos pois estava estocado.
🇦🇫 Désolations à l’aéroport de Kaboul. De nombreux civils tentent de fuir l’Afghanistan au plus vite.
PUBLICIDADE Un Airbus A340 de Kam Air a été pris d’assaut par des civils.
— air plus news (@airplusnews) August 16, 2021
Diversas aeronaves militares tanques estão em voo nos céus da Europa para auxiliar todos os voos que estão partindo ou chegando de Cabul.
Skies over #Europe filled with military aircraft a testament to tanker management #adsb #avgeek #tankertown pic.twitter.com/hpntNy8WIS
— 🏴ScotMilAir (@mil_scot) August 16, 2021
*Em breve novas informações