A Boeing anunciou hoje (21), uma parceria estratégica com a Norsk e-Fuel para apoiar um dos primeiros projetos industriais de Power-to-Liquids (PtL) em grande escala na Europa, visando acelerar a produção e a disponibilidade de combustível de aviação sustentável (SAF) tanto nos países nórdicos quanto globalmente, com o objetivo de auxiliar a indústria de aviação comercial a alcançar as metas de emissões líquidas zero de carbono até 2050.
A Norsk e-Fuel irá produzir um combustível para aviação denominado electro-SAF, ou e-SAF. Este processo utiliza energia livre de combustíveis fósseis para gerar hidrogênio verde e combiná-lo com CO₂ reciclado de fontes biogênicas. Segundo especialistas, este combustível pode reduzir as emissões de gases de efeito estufa ao longo do ciclo de vida do voo em mais de 90%, em comparação com os combustíveis de aviação convencionais.
“Nosso apoio e colaboração com a Norsk e-Fuel destacam a importância de utilizar energia livre de combustíveis fósseis para acelerar a produção de SAF, o que é essencial para reduzir as emissões de carbono da aviação até 2050”, disse Steve Gillard, diretor regional de sustentabilidade da Boeing para Europa, Oriente Médio, Turquia, África e Ásia Central
Atualmente, estima-se que o SAF tenha representado apenas 0,53% do uso global de combustível comercial em 2024. Na Europa, o mandato da iniciativa RefuelEU SAF visa aumentar gradualmente essa participação, com uma meta de 6% até 2030 e 70% até 2050. A Norsk e-Fuel, por sua vez, tem como objetivo atingir 1,2% de participação até 2030, com previsão de alcançar 35% em 2050.
Siga nossos canais:
Para todas as últimas noticias, siga nosso canal no Google News