Um avião-tanque Boeing KC-46 Pegasus da Força Aérea dos EUA (USAF) protagonizou um inusitado incidente na última quarta-feira (24). A aeronave fez um pouso de emergência na Base Conjunta de McGuire Dix-Lakehurst, em Nova Jérsei, com a lança de reabastecimento em voo (REVO) estendida. Ninguém ficou ferido.
A bordo da aeronave estavam 16 pessoas, incluindo os tripulantes e uma delegação de funcionários do Congresso Estadunidense. O KC-46 envolvido no incidente pertence à 157ª Ala de Reabastecimento em voo, com sede na Base da Guarda Aérea Nacional de Pease, em New Hampshire.
O avião também ostenta a pintura Spirit of Portsmouth, o primeiro esquema especial aplicado neste modelo. A pintura é uma homenagem aos 400 anos da cidade de Portsmouth e os 75 anos da própria USAF.
Dois KC-46 estavam em um “voo de instrução” para “16 funcionários dos escritórios das senadoras norte-americanas Jeanne Shaheen e Maggie Hassan, e dos deputados Annie Kuster e Chris Pappas”, disse a 157th ARW em comunicado.
“Durante o voo, um dos KC-46 teve um problema com o cabo de içamento da lança de reabastecimento, o que resultou na aterrissagem da aeronave com a lança estendida. Os serviços de emergência da 305ª Ala de Mobilidade Aérea responderam e protegeram o local com segurança, sem incêndio ou ferimentos na tripulação ou ageiros”.
Imagens mostram o avião se aproximando e pousando em McGuire, com a lança sendo arrastada pela pista. Supõe-se que o atrito tenha causado danos substanciais à peça, usada para transferir combustível do KC-46 para outras aeronaves.
KC-46 makes an emergency landing at McGuire AFB in New Jersey after the aircraft’s refuelling boom failed to retract. The aircraft was carrying a congressional delegation of 16 staffers from the offices of U.S. Senators at the time of the incident.
📹 AFamnncosnco pic.twitter.com/pQdkjqaZHO
— Breaking Aviation News & Videos (@aviationbrk) August 25, 2022
Com a pista interditada, o segundo KC-46 pousou no Aeroporto Regional de Manchester-Boston em New Hampshire. Um terceiro KC-46, também pertencente à 157º ARW, estava a caminho da Flórida no momento em que a emergência em voo foi declarada, mas foi desviado para a Base Conjunta de McGuire Dix-Lakehurst para levar a delegação do Congresso de volta a New Hampshire. Todas as aeronaves pousaram em segurança.
A Ala de Reabastecimento não deu detalhes sobre os danos na lança de reabastecimento e também não disse se vai apurar as causas do incidente.

Ainda que não relacionado, o KC-46 tem enfrentado uma série de problemas graves, principalmente nas câmeras que transmitem imagens do REVO para os operadores da lança. Em 2020, o KC-46 Pegasus, baseado no 767, gerou US$ 5 bilhões em prejuízos à Boeing.
No início deste mês um Airbus A330 MRTT da OTAN também esteve envolvido em um incidente parecido. A aeronave fez um pouso de emergência na Base Aérea de Eindhoven, na Holanda, com a mangueira de REVO da asa esquerda estendida. Este incidente também não deixou feridos, mas a mangueira em pane acabou quebrando algumas luzes na beira da pista.
Com informações de The War Zone