Já faz quase um ano e meio desde que a Boeing entregou pela última vez uma aeronave 787 para alguma companhia aérea, em razão dos diversos problemas de fabricação que o modelo enfrentou nos últimos tempos.
Agora, um ano e quatro meses depois, a fabricante deverá retomar as entregas do Boeing 787, e as primeiras deverão ser para a American Airlines. A retomada só foi possível após a FAA aprovou as mudanças feitas pela fabricante para que o modelo entrasse em conformidade com as exigências de segurança.
A FAA ainda inspecionará os aviões antes de serem entregues aos clientes da Boeing, e cada avião já produzido depende de uma autorização adicional, de acordo com uma fonte que compartilhou a informação com o The New York Times.
Com a produção limitada desde 2020, a Boeing tem cerca de 120 unidades do 787 estocadas em suas várias unidades nos Estados Unidos. Boa parte desses aviões já estão reparados, e aguardam apenas uma inspeção mais rigorosa e a autorização de entrega.
A American emitiu um comunicado sobre a entrega das novas aeronaves:
“A American espera receber sua primeira entrega de Boeing 787-8 de 2022 já na quarta-feira, 10 de agosto. Esta será a primeira entrega de 787 da American desde abril de 2021. A aeronave, com número de registro N880BJ, será entregue de Charleston e é esperada para entrar em serviço comercial nas próximas semanas.”
“Após esta entrega, a American terá 47 aeronaves da família 787 ativas em sua frota, com mais 42 encomendadas. Agradecemos o trabalho realizado pela istração Federal de Aviação e pela Boeing durante o processo de revisão.”
Agora com a retomada das entregas, gradativamente com o estoque diminuindo a quantidade de aeronaves, a Boeing voltará a fabricar novos 787s.
O carro-chefe da família 787 é a versão -9 com 316 encomendas, seguido pela versão -10 com 121 encomendas e a versão -8 com 39 pedidos. Os maiores clientes atualmente são a American Airlines, Etihad, Lufthansa, Emirates e a Qatar Airways.
Com informações da Simple Flying