A Boeing Defense, Space & Security foi contratada pela Força Aérea dos EUA (USAF) para fornecer mais sete helicópteros MH-139 Grey Wolf. As aeronaves serão usadas na proteção de bases de mísseis balísticos intercontinentais (ICBM).
Avaliado em US$ 178 milhões, o novo contrato também inclui serviços de e e sustentação para os helicópteros. O MH-139 é é baseado no AW139 da Leonardo e está substituindo os UH-1N Huey, usados nos serviços de segurança de bases estratégicas e de ICBMs da USAF. As primeiras unidades entraram em operação em meados de março, na base aérea de Malmstrom.
“Construir a frota da Grey Wolf e preparar o caminho para a produção plena é um o crítico no apoio às prioridades de modernização da Força Aérea”, disse Azeem Khan, diretor do programa MH-139. “Cumprir esses compromissos e colocar mais capacidade nas mãos de nossos clientes é importante para sua missão de proteger ativos nacionais vitais.”
Malmstrom Air Force Base has officially welcomed the MH-139 Grey Wolf, becoming the first operator to receive an #MH139 aircraft from @AFGlobalStrike.
The MH-139 replaces the UH-1N Huey as the primary aircraft for safeguarding ICBMs. See the helicopter arrive at its new home.… pic.twitter.com/gmyFUtixGw
— Boeing Defense (@BoeingDefense) March 11, 2024
A do contrato vem pouco mais de um mês depois que a USAF disse querer cortar pela metade a compra dos novos helicópteros, em sua proposta de orçamento para o ano fiscal de 2025. Conforme o orçamento vigente, a USAF compraria 74 MH-139, que devem substituir os Bell UH-1N Huey. Com a nova solicitação, que ainda deve ser aprovada pelos congressistas norte-americanos, a USAF quer comprar apenas 36 unidades do novo helicóptero.
A fabricante, por sua vez, diz que o contrato chega logo após a primeira aeronave de produção realizar seu voo inicial em dezembro de 2023.
“Com a primeira aeronave de produção atualmente ando por testes adicionais e outras aeronaves em vários estágios de produção, a Boeing está no caminho certo para entregar a primeira aeronave LRIP [produção de baixa cadência] à Força Aérea neste verão [do hemisfério norte]”, afirma a empresa.
O MH-139 é um helicóptero multimissão projetado para patrulha, busca e salvamento e transporte de tropas e carga. Baseado nos comprovados helicópteros Leonardo AW139 e equipado com equipamento militar personalizado da Boeing, o MH-139 incorpora tecnologia avançada de última geração que permite aos operadores completar missões de forma rápida, silenciosa, eficiente e segura.