A Korea Aerospace Industries (KAI) apresentou o conceito do KF-21N, uma versão naval do seu novo KF-21 Boramae, para operações em porta-aviões. A maquete foi revelada durante uma feira na Coreia do Sul, ao lado de outro interessante projeto aeronáutico.
O modelo foi apresentado na DX Korea 22, em Goyang. Dentre as características mais chamativas do KF-21N estão o trem de pouso reforçado e as asas dobráveis, usadas em aviões navais para aumentar o espaço já limitado nos deques de porta-aviões.
Representantes da KAI afirmam que o desenvolvimento do KF-21 naval depende das necessidades da Marinha Sul-Coreana. Em fevereiro de 2021 a Coreia do Sul formalizou a intenção de construir um porta-aviões através do projeto CVX, o que levantou questionamentos sobre a necessidade do país de investir em uma embarcação tão cara.
KAI, KF-21'in uçak gemisi modeli olan KF-21N'yi tanıttı. Katlanır tipteki kanat yapısına ilaveten mancınık fırlatma sistemine uygun iniş takımı dikkat çekiyor. Tanıtım levhasında CATOBAR ve STOBAR piste uygun olduğu yazılı.https://t.co/rOTNRsqpcr pic.twitter.com/aJyLhM0P9S
— Arda Mevlutoglu (@orko_8) September 21, 2022
O país teria então abandonado a ideia de ter um porta-aviões. O Ministério da Defesa entregou sua proposta orçamentária para o ano-fiscal de 2023 no início de setembro, sem qualquer menção ao projeto CVX no documento.
Ainda assim, a presença do KF-21N na exposição pode indicar que o desejo sul-coreano para um porta-aviões pode não ter morrido completamente.
Segundo a KAI, o KF-21N terá 17 metros de comprimento, 5,2 m de altura, e 12,3 m de largura. A carga útil está na ordem das 7,6 toneladas, com uma velocidade máxima de Mach 1.6. Segundo a KAI, “o KF-21N exigiria asas 20% maiores que as do KF-21 convencional para garantir a segurança e a estabilização da aeronave ao decolar e pousar em um porta-aviões. O KF-21N também exigiria o desenvolvimento e integração de um sistema de catapulta e outras mudanças estruturais.”
📸 Güney Koreli KAI, KF-21N avcı uçağının uçak gemisi tabanlı versiyonunu tanıttı.
📸 Savunma İşleri pic.twitter.com/NvyH8tcjwD— Savunma İşleri. (@savunmaisleri) September 21, 2022
O KF-21N apresentado na DX Korea apresenta uma configuração para um porta-aviões CATOBAR, com decolagem assistida por catapulta. A KAI, no entanto, afirma que uma versão STOBAR (decolagem com rampa) também está entre as opções, embora esse método seja conhecido por limitar a carga paga das aeronaves.
O KF-21 Boramae (Falcão) é um caça de 4.5 Geração, desenvolvido pela Coreia do Sul no projeto KF-X. Apesar de ter um design similar aos caças stealth (5ª geração) como F-22 e F-35, o KF-21 não é furtivo e transporta seus armamentos externamente. A aeronave possui dois motores F414-GE-400K, similares aos usados no JAS-39E Gripen e F/A-18 Super Hornet.
O primeiro de seis protótipos alçou voo pela primeira vez em julho. O avião deve entrar em produção a partir de 2026 para substituir os veteranos caças F-4 Phantom II e F-5 Tiger II da Força Aérea Sul-Coreana.
Com informações de Naval News, Eurasian Times.