window.dataLayer = window.dataLayer || [];function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag("set","linker",{"domains":["aeroflap-br.diariodoriogrande.com"]}); gtag("js", new Date()); gtag("set", "developer_id.dZTNiMT", true); gtag("config", "GT-KF6CTPP"); window._googlesitekit = window._googlesitekit || {}; window._googlesitekit.throttledEvents = []; window._googlesitekit.gtagEvent = (name, data) => { var key = JSON.stringify( { name, data } ); if ( !! window._googlesitekit.throttledEvents[ key ] ) { return; } window._googlesitekit.throttledEvents[ key ] = true; setTimeout( () => { delete window._googlesitekit.throttledEvents[ key ]; }, 5 ); gtag( "event", name, { ...data, event_source: "site-kit" } ); }; window.googletag = window.googletag || {cmd: []}; googletag.cmd.push(function() { googletag.defineSlot('/22856830609/desktop-rodape', [728, 90], 'div-gpt-ad-1747357644543-0').addService(googletag.pubads()); googletag.defineSlot('/22856830609/mobile-rodape', [320, 100], 'div-gpt-ad-1747357759135-0').addService(googletag.pubads()); googletag.pubads().enableSingleRequest(); // googletag.pubads().collapseEmptyDivs(); googletag.enableServices(); });
 

Canadá certifica Bombardier CSeries CS100

20150804_ftv5_montrealtrudeau_hr-150374_en e
CS100 em cores da Swiss, cliente lançadora da aeronave. Foto – Bombardier Media

A Bombardier Aircraft anunciou hoje, que seu novo avião CS100 recebeu a Certificação de Tipo pela Transport Canada, a partir de um programa de testes abrangente e rigoroso, que incluiu mais de 3 mil horas de ensaios em vôo, a validação de milhares de resultados obtidos de testes, a autenticação de design e desempenho de voo.

PUBLICIDADE

A obtenção do certificado de tipo para o CS100 abre o caminho para a entrega e entrada em serviço da aeronave no segundo semestre de 2016 com a Swiss Air Lines. Após 27 meses de testes, desde o Roll Out até o último voo de certificação, os engenheiros da Bombardier tiveram como conhecer cada característica de voo do CS100, inclusive que sua autonomia é cerca de 650km superior ao anunciado durante a fase de projeto.

“Este é um momento histórico para a Bombardier. Anos de esforços dedicados culminaram hoje em um momento de muito orgulho para muitos, nós celebramos a certificação de tipo emitida pela Transport Canada para o CS100.” disse Fred Cromer, presidente da Bombardier Aircraft.

“Hoje nós saudamos todos os que dedicaram todos esses anos de serviço e compromisso com o desenvolvimento da aeronave CSeries e eu gostaria de agradecer pessoalmente à todos os nossos clientes, parceiros, fornecedores e os mais de 2300 funcionários em várias instalações da Bombardier que contribuíram para o programa”, disse Rob Dewar, vice presidente do programa CSeries.

CS300 em testes....
CS300 é o próximo para ser certificado. Foto – Bombardier Media

O CS300 da Bombardier, a maior aeronave da família CSeries, está em andamento para obter o seu certificado de tipo dentro dos próximos seis meses. A Bombardier continuará a trabalhar junto da Transport Canada para validar o programa de formação de tripulantes para a aeronave CS100.

A campanha de testes ensaios em vôo se mostrou mais longa e mais caro do que a Bombardier já tinha previsto. O CSeries introduz várias inovações em tecnologia no setor aeronáutico, incluindo controles de voo fly-by-wire em parceria com a Parker Aerospace, painéis de asa produzidos em material composto e material de alumínio-lítio de para os painéis de fuselagem. A Bombardier também foi a primeira fabricante que selecionou os motores de nova geração da Pratt & Whitney PW-G, além do novo conjunto de aviônicos da Rockwell Collins denominado ProLine.

O CSeries é um jato de nova geração na categoria de 100-150 assentos, ele é propulsionado pelos motores Pratt & Whitney PW1500G e em suas características promete ser até 20% mais eficiente do que a geração atual. Ele é composto de duas famílias de aeronaves, a CS100 transporta até 110 ageiros em uma configuração de fileiras 3-2 para classe econômica, enquanto o CS300 transporta até 135 na mesma configuração.

PUBLICIDADE

Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Aeronaves, Não categorizado, Notícias

Tags: Bombardier, Bombardier CS100, Bombardier CSeries, CS100, CSeries