A Cápsula Dragon Crew, da SpaceX, acoplou com sucesso na Estação Espacial Internacional na madrugada deste domingo, após ser lançada no início do sábado por um foguete Falcon 9 Block 5 também da SpaceX.
Esse é o primeiro voo da cápsula modificada, nomeado de “Demo-1”, a primeira missão é de testes e não leva astronautas a bordo, mas a SpaceX colocou um boneco apelidado de “Ripley” simulando a massa de um corpo humano e com vários sensores instalados para verificar a transmissão de cargas (força G) e vibrações.
Além do boneco, a cápsula levou 200 kg de equipamentos para a Estação Espacial, e vai retornar com experimentos científicos que foram concluídos, para análise na Terra.
O retorno dessa missão ocorrerá no dia 08 de março.
O acoplamento automático da cápsula Dragon Crew é algo de extrema relevância, pois até então a cápsula Dragon Cargo (bem similar) necessitava do braço robótico e do comando de tripulantes da Estação Espacial, o novo sistema é um avanço tecnológico para a SpaceX.
A missão representa um o importante para restaurar a capacidade de lançamento de astronautas pelos EUA. Desde a aposentadoria do Space Shuttle, em 2011, os EUA utilizam foguetes e cápsulas da Rússia para lançar astronautas até o espaço.
O grande destaque da cápsula Dragon Crew é manter um cronograma de desenvolvimento mais “adiantado” em relação à CST-100 da Boeing, pela metade do preço. Isso antecipa o cronograma da NASA, de forma que tenha uma menor dependência da Rússia no lançamento de astronautas.
A próxima missão da cápsula Dragon Crew está programada para julho deste ano, quando levará astronautas pela primeira vez.
Entrando na cápsula Dragon Crew a partir da Estação Espacial Internacional:
.@AstroAnnimal welcomes humans aboard the first @SpaceX #CrewDragon to visit the station and introduces two special guests, Ripley and Little Earth, ushering in the era of @Commercial_Crew. #LaunchAmerica pic.twitter.com/QqzEEgDWzt
PUBLICIDADE — Intl. Space Station (@Space_Station) 3 de março de 2019
Procedimento de acoplamento da cápsula na Estação Espacial:
The @SpaceX #CrewDragon with its nose cone open revealing its docking interface nears the station’s Harmony module for a 6am ET docking. #LaunchAmerica https://t.co/qpyi2LM11l pic.twitter.com/MrBZoBlkxj
PUBLICIDADE — Intl. Space Station (@Space_Station) 3 de março de 2019
The first @Commercial_Crew mission arrived at the space station today when the @SpaceX #CrewDragon completed soft capture on the Harmony module at 5:51am ET. #LaunchAmerica https://t.co/Bgcgac0O50 pic.twitter.com/KfNFpHxpGx
— Intl. Space Station (@Space_Station) 3 de março de 2019
PUBLICIDADE
Detalhes da cápsula Dragon Crew:
This short overview describes the makeup of the @SpaceX #CrewDragon now approaching the station targeting a 6am ET docking today. #LaunchAmerica https://t.co/qpyi2LM11l pic.twitter.com/nnmkx9aSSr
— Intl. Space Station (@Space_Station) 3 de março de 2019