No último final de semana, os dois Boeing 767-200 que pertenceram à Transbrasil começaram a ser desmontados como parte do processo de retirada das carcaças no terminal candango.
O processo de retirada visa colocar o resto dos aviões de forma segura em um caminhão para transporte para fora do aeroporto. Ainda não se sabe qual será o próximo destino para o armazenamento dos aviões.
As aeronaves em questão são dois Boeing 767-200 (PT-TAA e PT-TAB) da massa falida da TransBrasil. A retirada das carcaças faz parte de uma solicitação do Ministério de Portos e Aeroportos. Os dois aviões foram leiloadas em 2013 e desde então nunca foram retiradas do aeroporto.
Vale lembrar que o PT-TAA foi o primeiro Boeing 767 da América Latina, dado o fator histórico deste avião, é um triste desfecho. Ainda não se sabe qual será o destino das sucatas.

PT-TAA: O PRIMEIRO BOEING 767 DA AMÉRICA LATINA

Sendo uma das atrações do Show aéreo de Paris Le Bourget em 1983 sob a matrícula N8277V, a TransBrasil se tornou o cliente lançador da América do Sul do Boeing 767–200 quando recebeu esta aeronave em 23 de junho do mesmo ano com a matrícula PT-TAA.

PT-TAB
Parado ao lado do seu irmão PT-TAA, este Boeing 767–200 sob o registro PT-TAB foi entregue para a TransBrasil em 11 de julho de 1983, permanecendo na companhia aérea até o final da sua vida operacional, em dezembro de 2001.
Para quem quer matar a saudade e conhecer um pouco a história da TransBrasil, fizemos um artigo com mais detalhes acerca das aeronaves da companhia que estão em Brasília, para ar, basta clicar aqui.
Leia também:
- Azul Conecta a a digitalizar todos os seus registros de manutenção
- GOL personaliza aeronave para os 60 anos da Turma da Mônica; veja fotos e curiosidades
- Pratt & Whitney assina contrato de modificação e e de manutenção do motor F117 para o C-17 Globemaster III