Cathay Pacific: Inspeções indentificam que 15 A350s precisam de peças de motor substituídas

Cathay Pacific: Inspeções indentificam que 15 A350s precisam de peças de motor substituídas

Na terça-feira, a Cathay Pacific Airways, sediada em Hong Kong, relatou que inspecionou toda a sua frota de Airbus A350 após a falha de uma peça do motor em pleno voo e descobriu que 15 aeronaves necessitavam de substituição de componentes.

PUBLICIDADE

De acordo com a companhia, três dos 48 aviões com motores Rolls-Royce já aram por reparos e todos os jatos deverão retomar operações até sábado. A interrupção causou o cancelamento de pelo menos 34 voos de ida e volta.

Outras companhias aéreas afirmaram que ainda não foram instruídas a realizar inspeções em motores semelhantes, após a falha em um A350-1000 da Cathay Pacific poucos minutos após a decolagem de Hong Kong na segunda-feira. O FlightRadar24 registrou que grandes operadoras dos A350-1000 e A350-900 mantiveram seus voos normalmente na terça-feira.

Com cinco A350-1000s operando há menos de um ano, a Japan Airlines buscou mais detalhes com a Rolls-Royce, mas não interrompeu os voos desses aviões. A empresa disse que adotará as medidas necessárias caso o fabricante dos motores emita novas diretrizes. Até agora, a Rolls-Royce não forneceu orientações às companhias aéreas para inspeções, segundo uma fonte do setor.

A Cathay Pacific informou que já adquiriu as peças de reposição para os componentes do motor que precisavam ser substituídos, com a Rolls-Royce ressaltando que a troca pode ser realizada sem a necessidade de remover o motor da asa. A Rolls-Royce também destacou seu compromisso em colaborar com a Cathay Pacific, a Airbus e as autoridades que estão investigando o incidente. A Cathay Pacific não revelou qual componente falhou, mas afirmou que essa foi a primeira falha desse tipo em uma aeronave A350 em todo o mundo.

Leia também: