A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), anunciou que os dois gravadores de voo do ATR-72 (PS-VPB) acidentado da VOE, popularmente conhecidos como caixas-pretas, que contém os dados do Cockpit Voice Recorder (CVR – gravador de voz da cabine) e o Flight Data Recorder (FDR – gravador de dados de voo) foram transferidos para o Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LABDATA) do CENIPA, em Brasília–DF, na manhã deste sábado (10/08).
Os trabalhos preliminares de preparação, extração e degravação de dados foram iniciados pelos investigadores e devem prosseguir, de maneira ininterrupta, pelas próximas horas.
Etapas seguintes:
Após a conclusão da Ação Inicial, em Vinhedo (SP), a investigação avançará para a fase de Análise de Dados. Neste estágio, serão examinadas as atividades relacionadas ao voo, o ambiente operacional e os fatores humanos, bem como um estudo pormenorizado de componentes, equipamentos, sistemas, infraestrutura, entre outros.
O CENIPA reitera a intenção e previsão de divulgar, no prazo estimado de 30 dias, o Relatório Preliminar do acidente aeronáutico.
Leia também:
- Acidente fatal com ATR da VOE foi o segundo registrado em mais de 30 anos de operações do turboélice no Brasil
- Helicóptero S-92 é certificado para missões de combate a incêndios
- Acidente com avião ATR-72 da VOE: Prefeitura de Vinhedo confirma que não há sobreviventes