Recentemente a LATAM Brasil anunciou que está disponibilizando o o gratuito ao Whatsapp, especialmente em seus aviões que estão equipados com o sistema de Internet via Satélite.
E o CEO da companhia, Jerome Cadier, declarou em seu LinkedIn que o boleto emitido para adaptar o sistema de wi-fi em cada avião custa US$ 90 mil, ou R$ 475 mil na conversão direta.
Além desse custo inicial, o kit acrescenta 250 kg ao peso da aeronave, e consequentemente o consumo de combustível também aumenta pelo maior peso a bordo. A LATAM estima um consumo de 50 toneladas de combustível adicional por toda a frota da aérea, devido ao sistema de internet.
A companhia também precisa pagar mensalmente um valor firmado em cartório pelo consumo de banda da internet via satélite. O custo total dessa parte não foi divulgado pela LATAM.
O Diretor de Manutenção da LATAM Brasil, Alexandre Peronti, explicou rapidamente os componentes e como o sistema de internet funciona em uma aeronave da companhia. Confira no vídeo abaixo:
Atualmente 56 aeronaves da família Airbus A320 da LATAM Brasil estão equipadas com o sistema de internet via satélite, distribuída a bordo por roteadores wi-fi.
A LATAM pretende levar o serviço para outras aeronaves da sua frota e reforça que o pacote gratuito vale apenas para mensagens de texto no Whatsapp – ou seja, não a a transferência de fotos, vídeos ou demais arquivos.
Para ar o serviço, o cliente deve colocar seu dispositivo móvel em modo avião, conectá-lo à rede wi-fi LATAM Play, digitar latamplay.com em seu navegador e selecionar o pacote gratuito de mensagens de texto. Se o cliente preferir, há outros pacotes pagos para navegação ou streaming.
Clientes LATAM das categorias Gold, Gold Plus, Platinum, Black e Black Signature contam com pacote completo e gratuito de internet em voos domésticos mediante um voucher enviado pela LATAM poucos dias antes do voo.
Vale ressaltar que os roteadores wi-fi já existiam nos aviões da família A320 da LATAM Brasil, visto que o entretenimento LATAM Play estava sendo distribuído gratuitamente a bordo, independente da internet via satélite.
O custo de instalação é reduzido ao aproveitar os roteadores existentes para distribuir internet a bordo. Diferentemente, a Azul precisa equipar seus aviões A320neo com todo o pacote de antenas que se comunicam com o satélite, e também os roteadores, que se comunicam com os dispositivos móveis dos ageiros.
Infelizmente ainda não acompanhamos a instalação desse sistema em uma aeronave da LATAM, com os equipamentos escolhidos pela aérea. Porém, no ano ado visitamos o Hangar da Azul em Campinas (SP) para filmar uma aeronave que estava ando pelo processo de instalação de todas as antenas.
Confira no vídeo abaixo: