A Textron Aviation anunciou hoje (13) o avanço contínuo do programa Cessna Citation Ascend após a conclusão bem-sucedida pela aeronave protótipo de vários testes de certificação e mais de 350 horas de teste de voo. O jato executivo Citation Ascend foi apresentado durante a Convenção e Exposição Europeia de Aviação Executiva (EBACE) de 2023 e a aeronave deverá entrar em serviço em 2025.
O mais novo Citation foi projetado para trazer um novo cockpit, melhor desempenho e uma cabine luxuosa para o mercado de jatos executivos de médio porte. Os aviônicos de última geração da aeronave, incluindo aceleração automática, alta capacidade de carga útil e alcance, oferecem aos clientes uma carga de trabalho reduzida do piloto e a capacidade de fazer mais e ir mais longe.
O protótipo da aeronave Citation Ascend concluiu com sucesso os testes que incluem:
- Testes em climas extremamente quentes e frios, garantindo que os sistemas da aeronave estejam funcionais e operacionais em temperaturas extremas
- Desempenho de frenagem
- Bird Strike
- Estouro de pneu
- Resistência estática e residual da cabine e das janelas da cabine
O Citation Ascend é equipado com os motores Pratt & Whitney Canada PW545D, recentemente certificados pela Transport Canada Civil Aviation, projetados para oferecer maior eficiência de combustível, maior empuxo e maior tempo de asa para clientes elegíveis. O motor utiliza novos materiais e tecnologia – incluindo um compressor de alta pressão mais eficiente e um módulo de turbina de alta pressão de estágio único aprimorado. Os motores PW545D também são equipados com Full Authority Digital Engine Control (FADEC), habilitando a nova tecnologia autothrottle e garantindo que operem com eficiência máxima e com carga de trabalho reduzida do piloto.
Leia também:
- Clientes do Azul Fidelidade agora podem doar pontos em apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
- Grupo humanitário cristão enviou dois aviões ao Sul do Brasil com ajuda humanitária
- Escolhida a fabricante de gigante hidroavião militar dos Estados Unidos
Via: Textron Aviation