Cessna SkyCourier é certificado pela FAA nos Estados Unidos

por '@pedro

Cessna SkyCourier

A Textron Aviation anunciou hoje que a istração Federal de Aviação dos EUA (FAA) concedeu a certificação de tipo para o novo turboélice bimotor Cessna SkyCourier.

PUBLICIDADE

Três aeronaves foram utilizadas no processo de certificação, acumulando mais de 2100 horas em voos de testes e desenvolvimento. O programa de desenvolvimento em voo começou em maio de 2020, durante a pandemia, e foi finalizado no início deste ano.

“A obtenção da certificação FAA para o Cessna SkyCourier demonstra a experiência e o trabalho árduo de nossos funcionários, bem como o investimento contínuo da Textron Aviation no fornecimento de soluções para nossos clientes”, disse Ron Draper, presidente e CEO da Textron Aviation. “Nosso design clean-sheet traz para este segmento o que os clientes disseram que precisam: a capacidade de carregar, voar, descarregar e repetir com baixos custos operacionais e máxima flexibilidade e eficiência da cabine. Esperamos que o SkyCourier seja um cavalo de batalha da frota para a FedEx e muitos outros clientes em todo o mundo nas próximas décadas.”

“O SkyCourier vem para somar ao extenso portfólio da Textron Aviation como a aeronave perfeita para que os clientes possam operar no mercado de fretamento e linhas aéreas regionais, oferecendo uma vantagem competitiva enorme em termos de capacidade de ageiros e/ou cargas e, consequentemente, um custo operacional baixo. Ficamos muito entusiasmados ao ver mais um produto da Textron Aviation podendo fazer parte da história da aviação regional brasileira. Não há dúvida que o SkyCourier se encaixa perfeitamente às necessidades do nosso mercado”, declara Leonardo Fiuza, presidente da TAM AE.

A primeira aeronave de produção, apresentada em fevereiro, será entregue nas próximas semanas para a FedEx, cliente de estreia.

 

Conheça o Cessna SkyCourier

O Cessna SkyCourier é oferecido em várias configurações, incluindo cargueiro, ageiro ou misto, todas baseadas em uma plataforma comum com uma carga útil de 6.000 libras. A configuração do cargueiro foi projetada para acomodar três contêineres de carga aérea padrão (LD3), enquanto a variante de ageiro carrega até 19 ageiros e bagagem.

PUBLICIDADE

Além de um claro foco na aviação regional, principalmente por causa da configuração de dois motores turboélice Pratt & Whitney PT6A com 1100 hp (cada), velocidade de cruzeiro estimada em 370 km/h e autonomia de 1600 km, e com carga total cerca de 740 km.

A Cessna também apresentou uma versão cargueira do novo avião, e já nas cores da FedEx, que já aproveitou para encomendar 100 unidades desse avião.

PUBLICIDADE

Já com a configuração para transportar ageiros o Cessna SkyCourier tem uma larga fuselagem, capaz de levar até 3 ageiros por fileira, configuração semelhante a do Embraer Brasília, turboélice regional que outrora fez bastante sucesso nos EUA.

Sua capacidade máxima de transporte de cargas é de 2721 kg, para melhorar o avião tem itens que aumentam a robustez, como o trem de pouso totalmente fixo.

 

Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: certificação, Cessna, Skycourier, usaexport