A Azul recebeu nas primeiras horas desta quinta-feira (17), a primeira unidade da dupla de novos cargueiros do modelo A321F, modelo considerado novidade no Brasil. O avião pousou no Aeroporto de Confins (CNF) por volta de 00h16, após realizar uma parada técnica em Espargos (SID), Ilha do Sal, Cabo Verde.
Segundo a companhia, o objetivo é aumentar a capacidade operacional, proporcionando mais rapidez nas entregas e novas oportunidades para os Clientes. Os dois A321-200 modelos CEO antes usados na operação de ageiros foram transformados em cargueiros. A Azul será a primeira operadora dessas duas aeronaves após a conversão. A segunda aeronave chegará ainda este ano, em novembro.
Os Airbus A321P2F são capazes de transportar até 27 toneladas, oferecendo 14 posições de pallets e uma capacidade volumétrica total de 212 m³. Comparados com a frota atual de Boeing 737-400F, os novos cargueiros proporcionam um aumento de 39% na capacidade de peso, 50% na capacidade volumétrica e uma redução de 27% no consumo de combustível por tonelada transportada, além de um aumento de mais de 20% na utilização diária. Estes avanços são acompanhados por uma redução significativa nas emissões de CO2, com uma economia de até 9.000 toneladas por ano por aeronave, considerando o mesmo volume de carga.
Além disso, há uma sinergia com a frota da Azul, incluindo manutenção de linha e hangar com os mesmos técnicos e habilitações, pilotos com a mesmas licenças e escala única para os dois tipos de operação, além do estoque e suprimento de peças, componentes aeronáuticos, e estrutura e e operacional. A Azul Cargo Express, que comemorou seu 15º aniversário em agosto deste ano, atua em mais de 5.000 municípios e possui 330 lojas, com entregas em até 24 horas para 2.000 cidades.
Leia também:
- Emirates implementa treinamento virtual de segurança para tripulação de cabine
- United Airlines e ONG Voz das Comunidades se unem para inspirar meninas na carreira da aviação
- Avianca oferecerá Business Class em 34 rotas nas Américas