Com aeronave da Segunda Guerra, FAB realiza cerimônia histórica do Dia do Aviador

FAB dia do Aviador BABR Base Aérea de Brasília P-47 Thunderbolt A-29 Super Tucano

Na manhã desta quarta-feira (23), a Força Aérea Brasileira celebrou na Base Aérea de Brasília (BABR), o Dia do Aviador e da FAB, data que relembra o voo histórico de Alberto Santos Dumont com o 14-Bis.

PUBLICIDADE

A cerimônia alusiva serviu também para condecorar personalidade e organizações com a medalha Ordem ao Mérito Aeronáutico, incluindo a encenação da Ópera do Danilo, relembrando os feitos históricos de Danilo Marques Moura, Tenente que lutou bravamente na Segunda Guerra Mundial pelo 1º Grupo de Aviação de Caça da FAB (1ºGAvCa).

Por falar na Segunda Guerra Mundial, o icônico avião P-47 B2 Thunderbolt realizou uma participação histórica ao taxiar juntamente com um Embraer A-29 Super Tucano que também ostentava as cores do 1º Grupo de Aviação de Caça da FAB, mostrando a ligação do dever da FAB diante do ado, presente e futuro. Para quem não se lembra, em 28 de janeiro de 1942, o Brasil cessou as relações diplomáticas com os países do Eixo (Alemanha, a Itália e o Japão), em apoio aos Aliados, com a atuação Aviação de Caça da FAB em território italiano.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por AEROFLAP (@aeroflap)

 

 

 

Além de uma breve agem baixa, o A-29 realizou uma encenação para relembrar a participação da FAB durante a Segunda Guerra, com uma simulação de bombardeio, pegando de surpresa todos que estavam presentes. 

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por AEROFLAP (@aeroflap)

PUBLICIDADE

 

Fundada em 1941, a FAB consolidou o Brasil como uma nação com uma tradição aeronáutica. Desde então, a Força Aérea Brasileira desempenha missões de defesa e soberania, atuando em operações de paz, resgates, transporte de órgãos e apoio a populações em situações de emergência.

O Dia do Aviador e da Força Aérea não apenas celebra a história de conquistas e inovações, mas também reafirma o compromisso contínuo da FAB com a defesa e o desenvolvimento do Brasil. Essa jornada, marcada pela inovação e pelo compromisso com a soberania, é uma fonte de orgulho para todos os brasileiros.

 

Leia também: 

PUBLICIDADE