No setor de viagens, uma modalidade teve um crescimento expressivo no ano ado: os cruzeiros. De acordo com a Azul Viagens, operadora de Turismo da Azul, o segmento teve um aumento de 72% em faturamento em relação a 2023. Atualmente, a empresa trabalha com um portfólio de 17 companhias marítimas, sendo 10 delas disponíveis para vendas online e sete operando exclusivamente via canais offline.
“Há uma tendência muito clara de alta no setor, associada a diversos fatores. O primeiro, sem dúvidas, é o custo-benefício atraente com pacotes que incluem quase todos os custos. Dentro dos navios, as atrações são variadas e com entretenimento para toda a família, além da possibilidade de integração para quem viaja desacompanhado. Cruzeiros temáticos também têm atraído cada vez mais Clientes”, afirmou Giuliana Mesquita, gerente sr. de Produtos da Azul Viagens.
De acordo com a executiva, o principal porto de embarque para os Clientes da Azul Viagens no Brasil é o de Santos. O público também é diversificado, com a maioria das reservas feitas por casais, famílias e viajantes solo em busca de novas experiências. A faixa etária costuma ser entre 30 e 55 anos.
Além disso, os navios temáticos estão ganhando cada vez mais força, personalizando ainda mais a experiência. As opções incluem viagens com determinados artistas, atletas e focados na experiência Disney. Recentemente, a Azul Viagens lançou um roteiro integrado “Terra e Mar”, onde após viver a magia dos parques e hotéis em Orlando, o Cliente embarca em um cruzeiro com duração de três noites, com paradas em Nassau e na ilha particular da Disney, Castaway Cay, ambas nas Bahamas.