A Força Aérea Suíça (Schweizer Luftwaffe) realizou nos dias 19 e 20 de outubro mais uma edição do Axalp Fliegerschiessen, um dos mais interessantes shows aéreos no mundo. O evento deste ano reuniu milhares de pessoas e contou com a presença inédita de dois caças stealth F-35.
A estreia dos aviões “invisíveis ao radar” ocorre em virtude da escolha do modelo pela Suíça. O país europeu adquiriu 36 caças F-35A, que devem ser entregues entre 2027 e 2030, para substituir os F/A-18 Hornet e os veteranos F-5E/F Tiger II.
De acordo com Defense News, os oito primeiros F-35A serão fabricados nas instalações da Lockheed Martin em Fort Worth, Texas, onde também serão usados para fornecer treinamento inicial para os pilotos e técnicos suíços. Os 24 aviões restantes serão fabricadas pela Leonardo na linha de montagem final e entrega (FACO) em Cameri, no norte da Itália.
Além dos jatos stealth, o show aéreo nas montanhas a 2240 metros de altitude reuniu os caças F/A-18 e F-5, os turboélices PC-7 e PC-21, helicópteros Super Puma e EC635 e uma agem do jato VIP Pilatus PC-24. O evento ainda incluiu demonstrações de Forças Especiais e combate a incêndios.
Mesmo com a presença surpresa dos F-35 da Força Aérea Italiana, os tiros dos canhões giratórios M61 Vulcan dos caças F/A-18 sempre se destacam. Esse é justamente o diferencial do Axalp: além de um show aéreo, é um exercício militar e uma demonstração da precisão e capacidade da Força Aérea Suíça ao público.
Leia mais: o show aéreo onde caças atiram nas montanhas
Milhares de pessoas escalam a montanha todos os anos para presenciar os disparos e manobras arrojadas dos caças no incrível cenário proporcionado pelos desfiladeiros. Os aviões e helicópteros executam diversas acrobacias, algumas com o disparo de dezenas de flares – contramedidas usadas para despistar mísseis guiados por calor.
Como ocorre tradicionalmente, o Axalp Fliegerschiessen 2022 foi encerrado com a apresentação dos seis F-5E da Patrouille Suisse, a equipe de demonstração aérea da Suíça.
A próxima iteração do Axalp está prevista para outubro de 2023.