A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou no último domingo (24) o primeiro evento de portões abertos de 2024, recebendo o público na Base Aérea de Belém (PA). O evento contou com a presença do novo avião de caça do país, o F-39 Gripen, que está na capital paraense para a realização de testes no clima do Norte brasileiro.
Segundo a istração da base, 50 mil pessoas participaram do evento no último final de semana, que contou com sorteios, exposição de aeromodelos, shows e atrações culturais e sobrevoo de aeronaves. Mesmo com a chuva, o público conheceu de perto helicópteros e aviões de transporte e patrulha marítima. A demonstração de rapel com um helicóptero Pantera K2 da Aviação do Exército Brasileiro foi um dos pontos altos do show.

Até mesmo um veterano helicóptero H-1H Huey foi aberto para visitações. Já aposentado pela FAB, o modelo é famoso por sua ampla utilização na Guerra do Vietnã e outros grandes conflitos.
Ainda assim, o Gripen foi a grande atração. Ao contrário de outros eventos, o caça não voou nos portões abertos de Belém, permanecendo dentro do hangar do Esquadrão Tracajá. Além disso, o evento ocorreu fora da tradicional temporada de portões abertos da FAB – que começa por volta de setembro e se estende até o mês seguinte – justamente pela presença do caça na base.
Usado especialmente em voos de testes, o Gripen 4100 chegou na Cidade das Mangueiras há cerca de 10 dias, carregando tanques de combustível auxiliares e mísseis ar-ar, marcando a primeira vez que o F-39 foi visto nesta configuração. Dentro do hangar, tanques, mísseis IRIS-T de curto alcance e um míssil Meteor para combate além do alcance visual completavam a exposição estática do potente avião.

Sobre a base de Belém
Localizada junto do Aeroporto Internacional de Belém – Val-de-Cans, a BABE é uma das principais organizações da FAB no norte do Brasil. A história da organização remonta aos anos 1930, mas só em 1944 a base foi oficialmente criada.
A Base Aérea de Belém hoje é sede para unidades aéreas da Força Aérea, Marinha e Exército Brasileiros. Pela FAB, estão lá os esquadrões Netuno (3º/7º GAv) e Tracajá (1º ETA), de patrulha e transporte, respectivamente, usando aviões P-95, C-95, C-97 e C-98. Em 2019 a Marinha ativou na BABE o 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte (EsqdHU-41), com os helicópteros UH-15 Super Cougar (Airbus H225M).
Finalmente, em 2022, foi a vez do Exército instalar o seu Destacamento de Aviação do Exército (DstAvEx) do Comando Militar do Norte (CMN). A unidade emprega helicópteros HM-4 Jaguar e HM-1A Pantera K2 nas suas atividades.