Na manhã deste domingo (02/07), a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou o tradicional evento solene da troca da Bandeira Nacional por volta das 9 da manhã. O evento foi marcado pelos 150 anos de nascimento do Patrono da Aeronáutica Brasileira, Alberto Santos Dumont.
O primeiro ato de homenagem foi feito por balão em forma de dirigível, que realizou um voo a partir da Esplanada dos Ministérios até à torre de TV, uma alusão ao Prêmio Deutsch, conquistado por Santos Dumont ao decolar do Parque de Saint-Cloud, contornar a Torre Eiffel e retornar em 30 minutos, no dia 4 de novembro de 1901, na França.
Alguns atores deram vida ao ado de Santos Dumont, protagonismo que possibilitou ao público o registro de fotos e interações com recordações sobre os feitos e a importância do Patrono da Aviação.
O público presente na praça dos Três Poderes apreciou de perto a réplica do 14-Bis e do F-39 Gripen sob a apresentação da Orquestra Sinfônica da FAB (OSFAB).
Com uma salva de 21 tiros de canhão, a FAB deu início ao evento. Enquanto as tropas da FAB marchavam em solo, ocorreu uma agem baixa de dois caças F-5 Tiger e o F-39 Gripen, levando os presentes ao delírio.
No desfile aéreo, foi a vez do KC-390 chamar a atenção do público, que sobrevoou na configuração de Reabastecimento em voo (REVO) em ala com os caças Gripen e o F-5.
Na parte final do evento, foi a vez da Esquadrilha da Fumaça (EDA) tomar conta do céu da Capital Federal. Três Embraer A-29 da Esquadrilha da fumaça fizeram um show à parte.
Confira o resumo do evento:
Perdeu os eventos de hoje (02/07) em Brasília, em homenagem ao Pai da Aviação e Herói Nacional?
Confira o resumo que fizemos para você! pic.twitter.com/BG56UBqeS8— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) July 2, 2023
PUBLICIDADE
Com informações: Força Aérea Brasileira