O Aeroporto Internacional de Brasília recebeu na manhã desta segunda-feira (17) o soviético Ilyushin IL-96 com o chanceler da Rússia, Sergey Lavrov e sua comitiva para uma visita oficial no Brasil.
O Ilyushin IL-96 de matrícula RA-96023 chegou ao Aeroporto de Brasília por volta das 07h11 (horário local), após ter decolado de Casablanca (CMN) no Marrocos. Toda a comitiva russa chegou apenas nesta aeronave.
Logo após o pouso pela pista 29R, a aeronave seguiu para a Base Aérea da Brasília onde as autoridades desembarcam para seguir sob escolta até o centro da Capital Federal. O chanceler terá uma agenda de compromissos com autoridades brasileiras ao longo do dia.
A visita de Sergey Lavrov é a primeira de um representante do primeiro escalão da Rússia desde o início da guerra em fevereiro de 2022.
Veja também:
- Aeroporto de Cartum está sob ataque, voo saindo do GIG é alternado
- Boeing vai reduzir novamente entregas do 737 MAX por problemas na fabricação
O Ilyushin IL-96 responsável pelo transporte da comitiva russa é uma aeronave com projeto soviético fabricada em 2017, relativamente nova.
O avião possuí quatro motores Aviadvigat e uma configuração de transporte VIP, fazendo parte do Destacamento de Voo da Federação Russa. Apesar do nome mais militar, trata-se de uma empresa aérea estatal independente, mas ligada diretamente às Forças Aeroespaciais Russas (VKS) e ao Ministério da Defesa.
Em novembro do ano ado, Brasília recebeu um raro quadrijato Ilyushin IL-62 com uma comitiva russa que segundo relatos não oficiais, seriam para a posse do novo presidente do Brasil na virada do ano.