O Microsoft Flight Simulator anunciou oficialmente ontem (27) a adição do Antonov An-225 Mriya, construído na Ucrânia. A aeronave de transporte a jato ultra pesado com seis motores detém o recorde como o avião mais longo do mundo e muitos outros recordes de aviação relacionados ao tamanho. Batizado de ‘Mriya’, apenas uma unidade foi construída e tornou-se catastroficamente inoperável na invasão russa da Ucrânia em 2022.
Usando o An-124 Ruslan como base de design, em 1985 a Antonov começou a projetar um projeto chamado ‘Mk. 401’. Posteriormente, foi nomeado An-225, pois podia transportar até 225 toneladas de carga. Além de ser muito maior que o An-124, o Mriya (“sonho” em ucraniano) era equipado com seis motores turbofan, os mesmos usados pelo Ruslan.

Distinguindo-o ainda mais do An-124, a empenagem do An-225 assumiu uma forma diferente da de seu progenitor menor. Em vez de um grande estabilizador vertical, o An-225 foi projetado com dois, um em cada extremidade de seu estabilizador horizontal, um projeto ditado pela aerodinâmica de transportar cargas massivas no topo de sua fuselagem. O trem de pouso também foi ampliado em relação ao do An-124; o Mriya tinha um total de 32 rodas, a parte traseira do conjunto do trem de pouso principal conseguia girar a aeronave.
Dois An-225 estavam programados para produção, mas o Antonov completou apenas um. Ele fez seu voo inaugural em 21 de dezembro de 1988, tornando-se oficialmente a aeronave mais pesada a voar. Durante um voo subsequente em 22 de março de 1989, o AN-225 estabeleceu 110 recordes mundiais de uma só vez.
O An-225 foi desenvolvido pela atual Ucrânia para dar e ao programa espacial soviético, mais especificamente, no transporte do ônibus espacial Buran, o gigante avião surgiu como uma esperança aos soviéticos na ambição de se tornar uma grande potência frente aos Estados Unidos.
No início dos anos 2000, o An-225 ou por uma modernização, ando a se tornar a maior aeronave com capacidade de transporte de carga do mundo, fazendo parte da Antonov Airlines desde então.
Tragicamente, em 27 de fevereiro de 2022, o Mriya foi atacado durante a invasão russa da Ucrânia e inutilizado. Os planos provisórios visam trazer o Mriya aos céus novamente, juntando partes do An-225 destruído com as da fuselagem que nunca foi concluída.
O An-225 Mriya apresenta seis pinturas:
Para obter o An-225 no Microsoft Flight Simulator, a aeronave está custando US$ 19,99 (cerca de R$105 reais na atual cotação). Todos os rendimentos irão para a Antonov Corporation para reconstruir o An-225. Ele estará disponível para Xbox Series X|S e no Xbox Cloud Gaming no final de março.
Confira mais fotos da aeronave no jogo:
O An-225 pode transportar até 250 toneladas de carga, segundo a fabricante. A carga única mais pesada já transportada pelo Antonov An-225 teve um peso máximo de 187,6 toneladas.
O tamanho do avião é de 18 metros de altura, impressionantes 84 metros de comprimento, 88m de uma ponta da asa a outra, e 285 toneladas com ele completamente vazio.
Você pode conferir mais curiosidades sobre o maior avião do mundo em operação Clicando Aqui.
Com informações: Microsoft Flight Simulator