Se o nome Airbus é sinônimo de aeronaves, certamente este deve ser o único nicho que vem a cabeça para quem menciona esta marca, entretanto, existe um time de futebol no País de Gales que ostenta não só o nome, mas também um A380 em seu escudo.
Fundado antes mesmo da Airbus existir, o clube nasceu em 1946 com o nome Vickers-Armstrongs FC em homenagem ao fabricante britânico de aeronaves que hoje já não existe mais.
Com o ar dos anos, a Vickers-Armstrongs foi adquirido (1963) pela extinta British Aircraft Corporation (BAC), fazendo com que o clube de futebol mudasse o nome e escudo. O clube também acompanhou diretamente as mudanças da empresa dona nas décadas seguintes. Como resultado, a British Aerospace ou a fazer parte da BAE Systems em meados de 1995, empresa subsidiária da Airbus, nascendo então o Airbus UK FC.
Apesar de ostentar o nome Airbus, a relação do clube com a aviação vai muito além das quatro linhas, a equipe apelidada de “The Wing Makers” manda os jogos da casa no estádio The Airfield, com capacidade para 2.000 pessoas, localizado nas proximidades da linha de produção das asas, em Broughton, Flintshire.

Por falar em Broughton, a equipe mudou de nome mais uma vez, quando em 2011 ou a se chamar Airbus UK Broughton, enfatizando as raízes do clube com a fábrica da Airbus na cidade.
Ainda que o nome Airbus seja sinônimo de sucesso na indústria aeroespacial, o time de futebol não possui o mesmo brilho. Atualmente, o clube atua na Cymru North, equivalente à segunda divisão. A liga regional de futebol do País de Gales é composta por clubes em condição semiprofissional e profissional e já foi vencida pela equipe da Airbus em três oportunidades (2004, 2007 e 2009).

Durante os anos 2000, a equipe chegou a figurar na Premier League galesa (1ª divisão) e garantiu feitos importantes, sendo campeões da Welsh Cup por duas temporadas seguidas em 2012-13 e 2013-14 (hoje Cymru Premier).
Quanto aos campeonatos intercontinentais, o Airbus UK Broughton já figurou nas eliminatórias da Liga Europa da UEFA, mas nunca avançou no torneio para garantir a atuação na fase de grupos.
Mesmo com patrocínios de empresas do ramo aerospacial, o time da Airbus figura apenas na prateleira secundária do futebol profissional do País de Gales, ainda assim, certamente deve ter conquistado o coração dos fanáticos por futebol que também carregam a mesma paixão pela aviação.
Leia também:
- LATAM Airlines retorna à Bolsa de Valores de Nova York
- ABEAR e associadas assinam “Pacto de Mediação – Programa Empresa Amiga da Justiça”, do TJ-AM
- Aeroporto de Confins ganha lounge exclusivo para transmissão dos Jogos Olímpicos