A Daher iniciou nesta última semana as entregas do TBM 960 nos Estados Unidos, um dos maiores mercados da aviação geral no mundo.
O início das entregas seguiu a certificação do TBM 960 pela autoridade de aeronavegabilidade da istração Federal de Aviação dos EUA (FAA), juntando-se à aprovação da certificação anterior pela Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA).
“Quero reconhecer o trabalho colaborativo da EASA e da FAA que resultou na certificação do TBM 960. Também quero expressar meus agradecimentos aos nossos clientes dos EUA por sua paciência durante o processo de certificação. Tivemos uma resposta geral excepcional ao TBM 960 desde o seu lançamento, com mais de 60 pedidos registrados em todo o mundo para esta versão mais recente”, disse Nicolas Chabbert, vice-presidente sênior da divisão de aeronaves da Daher.

Chabbert acrescentou que os voos de entrega de longa distância do TBM 960 da Europa para os EUA foram uma excelente oportunidade para destacar a precisão aprimorada dos sistemas digitais da aeronave, com benefícios em termos de segurança, eficiência, confiabilidade e conforto.
Os dois primeiros TBM 960 para clientes dos EUA partiram em 25 de junho da sede da Divisão de Aeronaves da Daher em Tarbes, França, em seus voos de entrega, chegando a distribuidores autorizados TBM separados no Centro-Oeste e na Costa Oeste dos EUA para as entregas aos seus proprietários.
Uma das aeronaves pousou na Elliott Jets em Minneapolis, Minnesota, enquanto a outra foi recebida no Aeroporto de Camarillo, na Califórnia, pela AVEX.
A Daher ainda divulgou que tem uma significativa quantidade de aviões TBM960 encomendados, que garante a produção até o 3º trimestre de 2023. Cerca de 60 aviões deste modelo serão entregues ainda neste ano, disse Nicolas Chabbert, vice-presidente sênior da Divisão de Aeronaves da Daher.
Atualizações do TBM960
Além disso a nova versão do turboélice monomotor da Daher recebeu um novo interior com iluminação em Led, janelas com regulagem elétrica e controle eletrônico de cabine. Este TBM 960 foi apresentado durante a Sun ‘n Fun 2022, na Flórida.
Mesmo mantendo a alta velocidade de voo em cruzeiro, o TBM 960 com motor atualizado consome 57 galões americanos de querosene por hora. Este valor é 10% mais econômico na comparação a versão anterior.

No coração desta última versão da TBM está o motor PT6E-66XT e a hélice composta Raptor de cinco pás da Hartzell Propeller, ambas ligadas ao motor digital de dois canais e ao sistema de controle eletrônico da hélice (EPECS).
Outros benefícios incluem maior potência de decolagem e subida do motor (+45 SHP de potência mecânica) e maior potência termodinâmica (até 4% em condições de Atmosfera Padrão Internacional).
O cockpit continua contando com o sistema de aviônicos Garmin G3000, que juntamente com o gerenciamento eletrônico do motor e hélice, contribui para a diminuição da carga de trabalho dos pilotos. Além disso, é possível encontrar alguns úteis sistemas de segurança, como um radar meteorológico Garmin GWX 8000 Doppler e proteções para auxiliar o piloto em caso de emergência e contra um estol da aeronave.
Com o lançamento da nova aeronave, a família TBM da Daher a a ser oferecida em duas versões: TBM 960 e TBM 910.
Maior tempo entre as revisões
Os recursos de design aprimorados e os recursos digitais do motor PT6E-66XT aumentam a disponibilidade da aeronave. Os intervalos de manutenção programada foram aumentados, incluindo o tempo entre revisões de 3500 para 5000 horas. O sistema de controle eletrônico remove o hardware do motor, resultando em uma redução combinada de 40% na manutenção programada.