A Deutsche Aircraft, fabricante alemã de equipamentos originais (OEM), revelou que iniciou a construção de sua primeira aeronave de teste D328eco (TAC 1), estendendo a fuselagem do Dornier D328.
O desenvolvimento da aeronave de teste foi anunciado, marcando um o importante na meta da empresa de criar uma geração de turboélices ecologicamente corretas sob o programa D328eco, um avião regional sustentável de 40 assentos. Esta atualização foi revelada no Farnborough Airshow em 25 de julho de 2024. Comentando sobre o processo de desenvolvimento, Nico Neumann, diretor de operações da Deutsche Aircraft, disse:
“Estamos entusiasmados em anunciar o corte da fuselagem para o programa D328eco. Este marco é uma prova do trabalho duro e da engenhosidade da nossa equipe, que iniciou com sucesso o processo de desenvolvimento do TAC 1. Ele demonstra nosso comprometimento em fornecer soluções de ponta e permitir testes de voo antecipados para o D328eco”
O programa também progrediu significativamente na construção de uma rede de cadeia de suprimentos forte, tendo firmado contratos com mais de 95% de seus fornecedores. De acordo com a Deutsche Aircraft, essa conquista coloca o programa em uma boa posição para o sucesso.
Em 2022, a Deutsche Aircraft fez um anúncio importante sobre um investimento no programa D328eco. No ano seguinte, em 2023, a Deutsche Aircraft e a Private Wings firmaram uma Carta de Intenções (LoI) para fornecer cinco aeronaves D328eco. Atualmente, a Private Wings é o único cliente de lançamento da empresa.
“Vemos o D328eco como uma grande adição à nossa frota existente de dez aeronaves Dornier 328. O D328eco é um o natural à frente para a Private Wings, pois buscamos expandir nossos negócios e frota e buscar a solução mais eficiente e sustentável operacionalmente para atender às necessidades do mercado.” Disse Peter Gatz, CEO da Private Wings.
De acordo com o fabricante, o D328eco, derivado do Dornier D328 mais antigo, manterá o desempenho em campo do modelo anterior, oferecendo, porém, maior potência e capacidade de carga útil, o que ampliará suas opções de missão. A aeronave será capaz de operar em pistas não pavimentadas e em condições climáticas adversas. A linha de montagem final está localizada no Aeroporto de Leipzig/Halle (LEJ).
A Deutsche Aircraft promete que o D328eco oferecerá o menor consumo de combustível e emissões de carbono do mercado. Esta aeronave foi projetada para operar com 100% SAF power-to-liquid (PtL), o que pode reduzir as emissões de CO2 em até 95%.
Além disso, a aeronave será capaz de atingir tetos de serviço de até 30.000 pés, permitindo que ela use vias aéreas superiores menos congestionadas, o que reduz o consumo de combustível e permite missões mais longas.
Leia também:
- Companhia Aérea incorpora em toda a sua frota informações em braile para ageiros com deficiência visual
- Azul terá 16 voos extras para o Galeão durante o Rock in Rio
- Vídeo: Avião cai logo após decolar e explode com 18 pessoas a bordo no Nepal