Um dirigível que fazia uma ação de divulgação para a equipe de futebol do São Paulo Clube caiu em um bairro de Osasco, na grande São Paulo. O acidente aconteceu por volta das 12h06 e uma pessoa ficou levemente ferida.
Segundo informações do G1, os bombeiros foram acionados, além de uma equipe da Enel e Defesa Civil para atender o acidente.
Em nota, o CENIPA anunciou que dará início na investigação para apurar as causas da queda, que ficará a encargo do 4º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV). A investigação contará com coleta de dados, bem com verificação dos danos.
Confira a nota na íntegra:
“A coleta dos dados contará com técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação“, afirmou o CENIPA.
Confira a nota do São Paulo Futebol Clube:
“O São Paulo FC lamenta o incidente ocorrido com o dirigível contratado por locação da Airship do Brasil Indústria e Serviços Aéreos SA. A empresa já havia prestado este mesmo serviço ao Clube por ocasião da final da Copa do Brasil, em 2023, sem nenhuma intercorrência.
O aparelho fazia um teste nesta manhã em preparação ao sobrevoo noturno, previamente autorizado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que estava programado para a região do estádio. O Clube informa que, felizmente, não houve feridos com gravidade e está prestando todo o e necessário aos tripulantes e demais envolvidos“.
Conheça o ADB-3-3

O dirigível acidentado é o modelo ADB-3-3 operado pela Airship do Brasil, sendo também o único modelo homologado pela ANAC, sendo também primeiro e único produzido no Brasil.
Apesar de ser confundido com um balão, ADB-3-3 é um dirigível de envelope não rígido (“Blimp”) derivado de um projeto norte-americano (modelo 138S) que foi adquirido pela Airship do Brasil e transferido para a empresa em 2018. A aeronave opera com um motor e um envelope de 3.908 m³ (138 000 cu.ft) e possui capacidade de seis assentos. O ADB-3-3 recebeu a Certificação de Tipo da ANAC somente em dezembro de 2022, após uma solicitação iniciada em 2018.
O dirigível ADB-3-3 conta com equipamentos de navegação aérea e necessita da comunicação com o controle de tráfego aéreo para o seu tráfego. Dirigíveis como o ADB-3-3 são mais leves do que o ar porque, flutuam no céu por conta do gás hélio. A Airship do Brasil possui planos ambiciosos para o uso do dirigível no transporte de cargas tanto nas grandes metrópoles como em áreas não povoadas.
Leia também:
- Greve na Textron Aviation será mantida por mais uma semana
- GAMA compartilha relatório de entregas e faturamento de aeronaves do segundo trimestre de 2024
- LATAM lança plataforma de inteligência artificial para seus funcionários
Com informações: G1