O drone Baykar Bayraktar Kızılelma fez na última quarta-feira (14) o seu primeiro voo completo. Trata-se de uma aeronave não tripulada com características stealth, projetada na Turquia para atuar como um avião de caça.
O primeiro voo do jato remotamente pilotado foi amplamente divulgado nas redes sociais. Pelo Twitter, o CEO da Baykar Selçuk Bayraktar, celebrou o marco. “Não podíamos mais mantê-lo no chão. Ele voou! Graças ao nosso Senhor.”
Daha fazla yerde tutamadık uçtu!
Rabbimize şükürler olsun…#KIZILELMA ✈️🍎🚀We could not keep it anymore on the ground. It flew! Thanks to our Lord. pic.twitter.com/kfQAoKzrKz
— Selçuk Bayraktar (@Selcuk) December 14, 2022
Bayraktar #KIZILELMA'nın ilk uçuş günü… ✈️🍎🚀
Bu uçuşla ülkemiz, havacılıkta yeni bir dünyanın kapılarını açmış oldu. Tıpkı ecdadımızın demir dağların kapılarını açtığı gibi…🇹🇷
PUBLICIDADE Today marks the maiden flight of Bayraktar #KIZILELMA, our unmanned fighter jet… pic.twitter.com/Gfy5kr2YxO
— Selçuk Bayraktar (@Selcuk) December 14, 2022
O voo, inicialmente previsto para o ano que vem, ocorre três semanas depois que a aeronave fez seus primeiros testes de táxi e decolagem. Além de ser o primeiro caça projetado e construído na Turquia, o Kızılelma é também o primeiro avião a jato da Baykar, mais conhecida por seus drones Akıncı e o mais famoso de todos, o TB-2, amplamente empregado nos combates da Ucrânia contra a Rússia.
Os primeiros estudos para o Kızılelma foram iniciados em 2013, com o projeto sendo oficialmente divulgado em 2021. O desenvolvimento da aeronave acompanha projetos como os do Estados Unidos e Austrália, que buscam a implantação de um drone ‘Ala Leal’, que acompanha outras aeronaves tripuladas em combate.
🗓️ 14.12.2022
İlk uçuş. First flight.#KIZILELMA ✈️🍎🚀 pic.twitter.com/QPW0egseaw
— Selçuk Bayraktar (@Selcuk) December 14, 2022
PUBLICIDADE
Equipado com um único motor ucraniano Ivchenko-Progress, o avião apresenta capacidade stealth, com duas baias internas e seis pontos externos para emprego de mísseis e bombas inteligentes.
O Kızılelma tem um peso máximo de decolagem de seis toneladas e poderá atuar em missões de combate aéreo, supressão/destruição de defesas aéreas inimigas (SEAD/DEAD) e ataque ao solo.

Outra importante característica do Bayraktar Kızılelma é sua capacidade de operação embarcada. O drone poderá pousar e decolar a partir do convés do TCG Anadolu, o navio de assalto anfíbio (porta-helicópteros) da Marinha Turca.
“O aspecto mais importante é que criará um grande multiplicador de força, diferente de outros protótipos desenvolvidos nesse campo no mundo, é que ele poderá pousar e decolar de navios de pista curta do TCG Anadolu”, diz a Baykar.