Autoridades da Romênia iniciaram uma investigação para apurar um drone Orlan-10 que caiu nas proximidades de Dumitra, uma cidade localizada a 100 km da fronteira com a Ucrânia.
“Uma investigação está em andamento para determinar as circunstâncias em que a aeronave voou e para identificar o piloto da aeronave”, disseram promotores que abriram um processo criminal.
O drone identificado como um Orlan-10 é de pequeno porte e voltado para a coleta de dados, como imagens coloridas ou em ondas infravermelhas e marcação de alvos.
O Orlan-10 encontrado não tinha marcações ou um número de identificação. A Rússia é o único operador conhecido deste tipo de aeronave não tripulada.
https://twitter.com/oryxspioenkop/status/1503329785283551232
A investigação deve apurar as causas da queda, como uma perda de sinal do drone com a base de controle, bem como a propriedade da pequena aeronave.
O Orlan-10 foi desenvolvido pelo Centro de Tecnologia Especial (STC) de São Petersburgo, para uso pela Rússia a partir de 2010. Desde então mais de 1000 unidades deste pequeno drone foram fabricadas, e muitas foram utilizadas em conflitos ados na Ucrânia e Síria.
A Ucrânia já abateu ou apreendeu dezenas de unidades do Orlan-10 ao longo dos últimos anos, desde 2014 até os combates atuais.
Mais cedo, o ministro da Defesa da Croácia, Mario Banozic, disse que um antigo drone Tu-141 soviético e de uso militar, caiu em uma área urbana da capital do país. Uma investigação está sendo realizada para descobrir como o drone atravessou três países aliados da OTAN antes de cair na Croácia com aparentemente uma bomba. Ninguém sabe se o drone foi lançado pela Ucrânia ou pela Rússia.