De acordo com o Military Watch, o Ministério da Defesa Egípcio fez um pedido inicial de caças de quarta geração da China em 19 de agosto. Esta decisão vem após a adesão do Egito ao bloco BRICS liderado pela China e enquanto o país procura substituir sua frota de jatos antigos. Se confirmado, isso provavelmente encerra qualquer negociação sobre a compra do F-35.
Se confirmado, o Egito se tornaria o segundo país a encomendar o J-10C chinês, seguindo o Paquistão. Existem ainda rumores não verificados de que o Sudão pode ter feito um pedido antes de sua crise civil. O J-10C é considerado o equivalente chinês ao F-16.
O Egito, com uma grande força aérea, planeja desativar seus antigos F-16 Fighting Falcons. Embora houvesse sugestões de que os EUA poderiam atualizar ou vender novas variantes do F-16, os jatos chineses J-10 foram exibidos recentemente no Egypt International Airshow, com uma formação fotografada perto das pirâmides.
Antes da eleição de Javier Milei na Argentina, havia rumores de que o país também compraria jatos chineses. No entanto, Milei retirou a Argentina do bloco BRICS e optou por adquirir F-16 dinamarqueses aposentados em vez dos jatos chineses.
Leia também: