window.dataLayer = window.dataLayer || [];function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag("set","linker",{"domains":["aeroflap-br.diariodoriogrande.com"]}); gtag("js", new Date()); gtag("set", "developer_id.dZTNiMT", true); gtag("config", "GT-KF6CTPP"); window._googlesitekit = window._googlesitekit || {}; window._googlesitekit.throttledEvents = []; window._googlesitekit.gtagEvent = (name, data) => { var key = JSON.stringify( { name, data } ); if ( !! window._googlesitekit.throttledEvents[ key ] ) { return; } window._googlesitekit.throttledEvents[ key ] = true; setTimeout( () => { delete window._googlesitekit.throttledEvents[ key ]; }, 5 ); gtag( "event", name, { ...data, event_source: "site-kit" } ); }; window.googletag = window.googletag || {cmd: []}; googletag.cmd.push(function() { googletag.defineSlot('/22856830609/desktop-rodape', [728, 90], 'div-gpt-ad-1747357644543-0').addService(googletag.pubads()); googletag.defineSlot('/22856830609/mobile-rodape', [320, 100], 'div-gpt-ad-1747357759135-0').addService(googletag.pubads()); googletag.pubads().enableSingleRequest(); // googletag.pubads().collapseEmptyDivs(); googletag.enableServices(); });
 

Em derrota para o Gripen, F-35 é escolhido como novo caça do Canadá, afirmam jornais

F-35 Itália

Segundo fontes da agência Reuters e do jornal The Globe and Mail, de Toronto, o caça stealth F-35A Lightning II foi escolhido como novo avião de combate do Canadá. 

PUBLICIDADE

Em condições de anonimato, fontes afirmam ao jornal canadense que o anúncio da nova aeronave será realizado ainda na noite de hoje (28).

F-35 Lightning II Canadá
Mock up do F-35 com cores da Força Aérea Real do Canadá. 

À Reuters, uma fonte ligada à indústria aeronáutica disse que o governo federal do primeiro-ministro Justin Trudeau agora só manterá conversas detalhadas com a empresa norte-americana.

Se confirmada, a informação representa uma enorme vitória para a fabricante Lockheed Martin dos EUA e uma derrota para a Saab, concorrente da Lockheed na licitação de US$ 15,10 bilhões para fornecer 88 aviões de caça. Enquanto os EUA concorreram com o F-35, a sueca ofereceu o JAS-39E Gripen aliado a um amplo pacote de compensação industrial.

Saab gripen e Canada
Gripen para o Canadá.

Se as negociações forem bem-sucedidas, o Canadá poderá começar a receber novos caças já em 2025, disse a fonte. No caso contrário, Ottawa voltará a conversar com a Saab. A compra dos aviões visa substituir a veterana frota de caças CF-188A/B Hornet. 

A Boeing também esteve na disputa com versão Block III do F/A-18E/F Super Hornet, sucessor direto do Hornet usado na Força Aérea Real Canadense. Contudo, a licitante foi excluída em novembro do ano ado

Espera-se que o governo liberal minoritário de Trudeau siga adiante com a compra do F-35 como prova de que está gastando mais em defesa, observa o The Globe and Mail. No entanto, esta é uma substituição de um ativo existente nas Forças Canadenses, não um compromisso ampliado com gastos militares.

Boeing F/A-18 Super Hornet RCAF
Projeção do F/A-18 Super Hornet com as cores da Força Aérea Real Canadense. Imagem: Boeing.

A compra não exige comprometimento adicional de dólares de defesa porque o dinheiro para isso foi reservado há vários anos na estrutura fiscal de Ottawa.

PUBLICIDADE

Trudeau chegou ao poder em 2015 em uma época que o F-35 estava sob fortes luzes negativas por conta de uma série de problemas e custos cada vez maiores. Contudo, o primeiro-ministro mudou sua posição ao longo do tempo. 

Um porta-voz da ministra federal de Compras, Anita Anand, responsável geral pelo processo, não quis comentar. A Lockheed Martin disse que o F-35 era o melhor concorrente, enquanto a Saab não respondeu a um pedido de comentário.

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Canadá, F-35, Gripen, usaexport