Em missão humanitária para a repatriação de brasileiros que estão em Israel e na Faixa de Gaza, decolou agora pouco o primeiro avião da Força Aérea Brasileira de Tel Aviv. A aeronave que está realizando o primeiro de 16 voos programados é um Airbus KC-30 (A330-200), avião com capacidade de transportar até 240 ageiros.
Conforme publicado no Portal G1, o KC-30 decolou do aeroporto internacional de Tel Aviv – Ben Gurion (TLV) por volta das 20h12 no horário local (14h12 no horário de Brasília). A expectativa é de que o avião da FAB pouse em Brasília por volta das 4h da manhã.
A lista dos brasileiros que optaram pelo regresso ao Brasil não foi divulgada por questões de segurança, mas segundo o Ministério das Relações Exteriores, a lista priorizou famílias com crianças, pessoas com deficiência e idosos.
Há também a previsão de um segundo voo com brasileiros também operado com o KC-30, entretanto, com destino ao aeroporto do Galeão (GIG), no Rio de Janeiro.
Para acompanhar o voo em tempo real, basta clicar aqui.

Para a missão especial, a Força Aérea Brasileira disponibilizou seis aeronaves para a missão até Israel. A operação da FAB está sendo guiada em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores e embaixadas brasileiras no Oriente Médio.
Veja a lista de aviões disponibilizados pela FAB para a missão especial:
- 2x Airbus KC-30 (A330-200): podem transportar até 230 ageiros
- 2x Embraer VC-2: avião da Presidência da República com capacidade para transportar até 38 ageiros
- 2x Embraer KC-390: avião multimissão da FAB que pode ser configurado para transportar até 80 ageiros
Confira os demais voos divulgados até o momento:
- 2° voo: operado pelo Airbus KC-30 com 210 ageiros, chegada prevista no dia 12 de outubro via Galeão.
- 3° voo: operado pelo Embraer KC-390 com 60 ageiros a bordo, o avião fará uma escala em Recife (REC), para então seguir até o aeroporto de Guarulhos (GRU) no dia 13 de outubro.
- 4° voo: operado pelo KC-30 (210 ageiros), com o destino ao Galeão (GIG) no dia 13 de outubro.
- 5° voo: também operado pelo Airbus KC-30, com a chegada prevista para o dia 14 de outubro no Rio de Janeiro.
Para os brasileiros que estão em territórios palestinos, ainda não há voos organizados pela FAB, em detrimento da dificuldade logística e securitária.
Leia também:
- Em sua maior operação de repatriação, avião da FAB para Israel é o mais acompanhado do mundo
- Azul Viagens inaugura loja no Shopping Granja Viana
- Aena assume istração do Aeroporto de Uberlândia
Com informações: G1