O KC-390 Millennium vai pousar na África do Sul pela primeira vez. A Embraer vai demonstrar a aeronave de transporte militar à Força Aérea Sul-Africana (SAAF) ainda neste mês.
O cargueiro tático deve chegar na base aérea de Waterkloof, perto da capital Pretória, nesta sexta-feira (24). Lá ele será apresentado à autoridades como a ministra da Defesa, Thandi Modise, o comandante das Forças de Defesa Nacionais, General Rudzani Maphwanya, e o comandante da SAAF, General Wiseman Mbambo, bem como representantes de outros setores do governo.
Conforme observa o portal sul-africano defenceWEB, citando a própria SAAF, a demonstração prevista para esta semana vem depois de uma visita realizada em abril deste ano, onde foi discutida uma demonstração do KC-390 na África do Sul.

Dessa forma, é possível afirmar que Pretória tem interesse no C-390. A Embraer vê a África como uma das maiores fontes de clientes do Millennium, projetando a necessidade para 105 aeronaves do tipo no continente nos próximos 20 anos.
Além da parceria no BRICS, Brasil e África do Sul também tem um ado no desenvolvimento de armas em conjunto. O caso mais notável é o do míssil de curto alcance A-Darter, que seria usado no F-39 Gripen mas foi cancelado por falta de recursos. A Força Aérea Brasileira também avaliou o R-Darter, de médio alcance, mas não adquiriu o míssil.
Por outro lado as forças armadas sul-africanas tem enfrentado uma grave crise, ao ponto da frota da SAAF ficar quase que inteiramente no chão. Não tendo recursos para manter seus próprios aviões, é estranho imaginar a África do Sul comprando modelos novos, pelo menos no curto prazo.

De qualquer forma, a necessidade existe. Sem aeronaves suficientes, a força aérea gasta milhões para fretar outros aviões para fazer a rotação de tropas e equipamentos na República Democrática do Congo e em Moçambique, nota o defenceWEB. O país já alocou 1 bilhão de rands (US$ 54.4 milhões) para reformar seus C-130B Hércules, mas estes ainda são aviões antigos e que logo precisarão de substitutos.
Multifunção, o C-390 pode atuar em missões de transporte de tropas e cargas, busca e salvamento, combate a incêndios, reabastecimento em voo, evacuação aeromédica e outras atividades. A aeronave também é certificada para operar plenamente a partir de pistas de terra e cascalho.
O C-390 tem conquistado uma série de contratos. No exterior, já são 5 clientes:
- Portugal, com cinco aeronaves encomendadas e uma já em operação;
- Hungria, com duas aeronaves encomendadas;
- Holanda, com cinco aeronaves encomendadas;
- Áustria, com duas aeronaves encomendadas em parceria com a Holanda;
- República Tcheca, com duas encomendadas.
A Força Aérea Brasileira, cliente lançadora, adquiriu 19 aeronaves, das quais seis já estão em atividades com dois esquadrões. Além das compras assinadas a Embraer negocia com vários outros países, incluindo Índia, República Tcheca, Coreia do Sul e Emirados Árabes Unidos.