A Emirates iniciou o uso de SAF neste mês no aeroporto Schiphol de Amsterdã segundo o seu acordo de combustível com a Neste, que fornecerá mais de 2 milhões de galões de SAF misturado ao sistema de abastecimento do aeroporto Schiphol ao longo de 2024.
A companhia aérea acompanhará a entrega de SAF aos sistemas de abastecimento e os benefícios ambientais usando metodologias contábeis padronizadas da indústria. A parceria da Emirates com a Neste, anunciada no fim do ano ado, representa um dos maiores volumes de SAF que a companhia aérea adquiriu até agora.
Depois de fornecido ao sistema de abastecimento do aeroporto Schiphol de Amsterdã, o SAF misturado será composto por mais de 700.000 galões de SAF puro. A companhia aérea também trabalha com a Neste para fornecer SAF aos sistemas de abastecimento do aeroporto Changi de Cingapura nos próximos meses.
O SAF deste acordo pode ser utilizado com segurança em motores a jato atuais e na infraestrutura de abastecimento de aeroportos e, em sua forma pura, reduz as emissões de carbono do ciclo de vida em até 80%* em comparação com o combustível de aviação convencional.
A Emirates usou SAF misturado com combustível de aviação pela primeira vez em um voo que partiu de Chicago em 2017. Atualmente, a companhia aérea opera voos de Paris, Lyon e Oslo com SAF. Em outubro do ano ado, a Emirates, com o apoio de parceiros, também incorporou o uso de SAF nos sistemas de abastecimento do aeroporto de Dubai, alocando SAF para uma série de voos, incluindo um voo para Sydney.
No início deste ano, a companhia aérea se tornou a primeira transportadora internacional a aderir à iniciativa Solent Cluster no Reino Unido, focada em investimentos de baixa emissão de carbono com potencial para criar uma fábrica de SAF que pode produzir até 200 mil toneladas (200 kt) por ano, se entrar em operação até 2032.
Unindo entidades da aviação, governamentais, regulatórias, acadêmicas, de produção de combustível e a cadeia de valor do fabricante, a Emirates é participante fundadora do consórcio de pesquisa Air-CRAFT dos Emirados Árabes Unidos, que se dedica ao desenvolvimento, à produção e expansão de tecnologias de combustível de aviação sustentável (SAF) para a indústria.
*Quando usado puro (ou seja, sem mistura) e calculado com metodologias estabelecidas de avaliação do ciclo de vida (ACV), como a metodologia CORSIA.
Leia também:
- FAB usa Embraer KC-390 em exercício militar nos Estados Unidos
- Avantto faz parceria com EPIC em busca de interiorizar as operações
- Azul dobra oferta de assentos para o Festival de Parintins
Via: Emirates