As companhias aéreas procuram a cada dia assentos mais leves para os seus aviões, o principal benefício é a redução de peso dos mesmos, diminuindo o consumo de combustível da aeronave.
Contudo, os ageiros am a reclamar mais sobre o conforto dos assentos, visto que a redução de peso também penaliza o conforto do ageiro. Agora isso não é problema, uma empresa eslovena, a Vanema, apresentou um novo conceito para assentos leves, que promete não penalizar o conforto do ageiro a bordo.
O conceito apresentado nos assentos pela Vanema serve para a Classe Econômica, Economy ou Classe Executiva, e é bastante simples.
A Vanema optou por trocar a espuma densa e fina, dos assentos do tipo slim, por uma espuma mais grossa, com montagem do tipo honeycomb, onde grande parte da estrutura do assento é simplesmente ar. Essa montagem é bem semelhante às camas com molas.
A linha Octaspring, no entanto, não promete aumentar a largura dos assentos tão significativamente, viabilizando o produto também para as empresas Low Costs que desejam uma configuração mais densa, porém com um espaço mínimo para os ageiros.
Ao todo, o peso da espuma pode diminuir em 50%, na comparação com assentos comuns, a estrutura toda tem o mesmo peso dos assentos mais leves disponíveis no mercado, mas sem comprometer o conforto. Comparando com os assentos comuns mais confortáveis, o Octaspring é 30% mais leve.

Na classe econômica, isso significa uma economia de peso de cerca de 150g por almofada de assento. Na classe executiva, a redução é de até 800g por assento. Em uma aeronave com 30 fileiras na Classe Econômica, isso significa uma diminuição de peso de 27 kg em cada voo.
A parte térmica do assento também foi otimizada, o conceito permite que este assento esquente 8 vezes menos, em comparação com os atuais.
O novo assento é promissor, e para isso a nova empresa está trabalhando para finalizar a certificação para o uso aeronáutico, com ajuda das empresas Airbus, STELIA Aerospace e SAGROUP.