Uma companhia civil dos Estados Unidos anunciou na última quinta-feira (11) a compra de uma frota inteira de aviões de reabastecimento em voo, aposentados pela França. São 14 aviões-tanque Boeing KC-135 Stratotanker, adquiridos pela Metrea Aerospace.
Em comunicado, a empresa diz que um acordo com a Força Aérea e Espacial da França (FASF) foi assinado em maio deste ano. A venda dos KC-135 vai de encontro com a expansão da Metrea e a modernização da FASF, que substituiu as aeronaves pelos mais novos e capazes Airbus A330 MRTT.
A compra torna a Metrea a empresa com a maior frota privada de reabastecimento em voo no mundo. A Metrea agora é a quinta entidade com mais aeronaves do tipo em serviço; as demais frotas são todas militares.
O acordo vem depois da empresa conquistar diversos marcos importantes, todos em 2023, incluindo o primeiro reabastecimento aéreo comercial de aeronaves da Força Aérea dos EUA, e o primeiro REVO privado de caças americanos, no caso o jato de ataque A-10 Thunderbolt II.
“Com esta aquisição, a Metrea está colocando ainda mais ‘no jogo’ para garantir que tenhamos a capacidade de frota necessária para fornecer aos nossos parceiros o e de reabastecimento aéreo comercial que eles exigem para treinamento, exercícios e movimentação de força”, disse Jon Thomas, chefe do grupo aeroespacial da Metrea.
“Como o único fornecedor de reabastecimento comercial com KC-135, garantimos que as forças dos EUA, aliadas e parceiras possam treinar, pois é muito provável que operem em uma contingência — reabastecendo atrás dos KC-135, que continuam de longe o reabastecedor mais prevalente em serviço hoje e no futuro previsível”, afirmou.
A aquisição inclui uma parcela inicial de 11 KC-/C-135FR, que foram transferidos para a Metrea em 26 de junho de 2024, e uma segunda parcela de 3 KC-135RG, que serão transferidos em uma data futura a ser determinada. As aeronaves adicionais se juntam à frota atual da Metrea de 4 KC-135Rs, previamente compradas do governo de Singapura.